Audiência discute rumos da Guarda Municipal

Ascom CâmaraAscom Câmara

A Câmara Municipal de Maceió realizou nesta segunda-feira (05/08), uma audiência pública que discutiu novos caminhos para a Guarda Municipal de Maceió. A sessão foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), que salientou a importância da cooperação entre as várias esferas que atuam na segurança pública. “Ouvindo humildemente a comunidade, através de suas entidades, poderemos construir uma nova realidade para as crianças, os jovens e os idosos”, justificou a vereadora.

O presidente da Casa, vereador Chico Filho (PP), ressaltou que a questão da segurança pública também é responsabilidade dos vereadores e disse confiar na competência do coronel Edmilson Cavalcante, secretário Municipal de Segurança Comunitária. “Temos que dar nossa parcela de contribuição com a responsabilidade de melhorar a segurança pública em nosso município. Mas não podemos cobrar sem dar condições. Muitas dificuldades foram encontradas e juntos vamos tentar superar esses problemas”, destacou Chico Filho.

O secretário Edmilson Cavalcante pediu a integração de áreas operacionais entre o município e o Estado. A proposta, segundo ele, é subdividir a guarda municipal em oito áreas com grupamentos de rondas escolares, ronda patrimonial e rondas comunitárias. "A instituição precisa ser reestruturada, o guarda tem que estar sempre pronto para desempenhar suas atividades”, destacou.

O coronel Carlos Alberto Mendonça compareceu à audiência pública representando o secretário de Defesa Social, Dário César Cavalcanti e defendeu o fortalecimento do papel efetivo da guarda municipal, além do aumento de incentivos às políticas públicas para diminuir a violência do Estado de Alagoas.

Alberto Magno, representante da Associação dos Guardas Municipais, lamentou a desvalorização da Guarda Municipal. “A prefeitura precisa capacitar o efetivo. Não podemos fazer segurança se trabalharmos sozinhos. A guarda municipal é grande e precisamos nos unir para que ela cresça”, finalizou Alberto. Carlos Pisca, vice-presidente do Sindicato dos Guardas de Alagoas destacou a importância da realização da audiência pública. “Precisamos que seja realizado um concurso público para novos guardas. Temos motos e veículos sucateados. Peço à Câmara Municipal que cobrem melhorias para a Guarda Municipal. Queremos armar a guarda com o efetivo qualificado”, enfatizou Pisca.

Também participaram da audiência pública os vereadores Silvania Barbosa (PPS), Silvânio Barbosa (PSB), Dudu Ronalsa (PSDB), Kelmann Vieira (PMDB), Cleber Costa (PT), Heloísa Helena (PSOL) e Guilherme Soares (PSOL).

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos