Estudantes acompanham leitura do projeto Passe Livre na Câmara

Priscylla Régia/Alagoas 24 HorasEstudantes acompanham sessão na Câmara Municipal

Estudantes acompanham sessão na Câmara Municipal

Após forte pressão popular, a Câmara Municipal de Maceió deu início, nesta terça-feira, 6, às discussões acerca do Projeto de Lei de número 69/2013 de autoria do vereador Galba Neto (PMDB), que institui o livre acesso de estudantes aos transportes públicos na capital alagoana, denominado Projeto Passe Livre.

Após a leitura do PL, realizada pelo presidente da Câmara, Chico Filho (PP), o projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A sessão da Câmara dos Vereadores foi acompanhada por um grupo de estudantes que ocupou, de forma pacífica, a galeria da Casa de Mário Guimarães.

Para a estudante Laís Cavalcante, do DCE da Ufal, audiências públicas deveriam ser realizadas para melhor a construção do projeto pelo passe livre. "Queremos ser ouvidos. Pois gostaríamos de apontar o que está errado ou não. Continuaremos acompanhando todo o processo. Vamos estar presentes em todas as sessões sobre o passe livre", garantiu.

De acordo com dados do estudante Ézio Melo, do UJR (União da Juventude Rebelião), o orçamento do trabalhador alagoano é comprometido em cerca de 30% com o transporte público e o valor pesa no bolso daqueles que dependem de ônibus em Maceió.

"A aprovação do projeto é capaz de resolver vários problemas do povo alagoano, já que, o valor destinado ao transporte público seria reservado à compra de comida ou livros para seus filhos. O povo também precisa ter coragem para combater a massa de transporte. Os empresários dizem que trabalham no vermelho, mas compram jatinhos com o dinheiro do povo enquanto o trabalhador se desloca em ônibus que parecem verdadeiras latinhas de sardinha", afirmou o estudante.

O autor do projeto, vereador Galba Netto (PMDB), pediu a palavra e afirmou que irá superar as dificuldades e pressões para que projeto seja aprovado. "Continuarei vigilante para que o projeto tão logo venha para a votação desta casa", concluiu o vereador.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos