Projeto Pai Coruja vai incentivar homens a acompanharem gestação das esposas e cuidar da saúde

AssessoriaProjeto Pai Coruja vai incentivar homens a acompanharem gestação das esposas e cuidar da saúde

Projeto Pai Coruja vai incentivar homens a acompanharem gestação das esposas e cuidar da saúde

“Há cinco anos, desde que casei, tenho o sonho de ser pai. Estamos realizando o tratamento para que ela possa engravidar e, a partir de agora, irei fazer parte do Projeto Pai Coruja, porque irei acompanhar minha esposa no pré-natal e, simultaneamente, cuidarei da minha saúde”. O relato é do professor Mário Farias da Silva, que foi o primeiro homem alagoano a se cadastrar no Projeto Pai Coruja, iniciativa criada pelo Núcleo da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O projeto, que foi lançado nesta sexta-feira (9), no Ambulatório da Maternidade Santa Mônica, em Maceió, visando incentivar os homens a acompanharem a gestação de suas companheiras e participar do pré-natal, além de realizarem o monitoramento da própria saúde.

Por meio do Pai Coruja, a Sesau também pretende contribuir para dinamizar as relações de gêneros e, ao mesmo tempo, estimular o público masculino a compreender a importância do papel do pai para o desenvolvimento do bebê. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os recém- nascidos cujos pais acompanharam o pré-natal de suas mães e as apoiaram durante os nove meses de gestação, apresentam maior desenvolvimento psicomotor. São bebês mais calmos, felizes, além de terem menos problemas de saúde durante toda a infância, reduzindo assim a probabilidade de desenvolver doenças que podem levar à morte, reduzindo o índices de mortalidade infantil.

Para a idealizadora do Pai Coruja, Malu Albuquerque, com o projeto, a Sesau pretende sanar dois problemas, já que irá possibilitar aos pais o direito de acompanhar suas esposas durante a gravidez, estimulando-as e amparando-as, para que tenham um parto saudável e, consequentemente, seus filhos nasçam com saúde. Simultaneamente, o projeto irá garantir que os homens criem o hábito de investir na saúde preventiva, que é mais eficaz se comparada à curativa, segundo estudos realizados pelo Ministério da Saúde (MS).

“O Pai Coruja irá estimular os homens a acompanhar suas esposas no pré-natal, além de serem monitorados por uma equipe multidisciplinar, que irá informá-los sobre o porquê de muitas gestantes terem enjoo e irritação durante a gravidez. Eles também aprenderão como segurar o bebê e dar banho, serão orientados sobre a licença paternidade e Lei do Acompanhante, além de receberem um cartão para que possam atualizar o calendário vacinal, aprendam a se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e sejam encaminhados para realizar exames, sempre como foco na prevenção e promoção da saúde”, explicou Malu Albuquerque.

Ainda de acordo com Malu Albuquerque, os homens participarão de palestras que os motivarão a estarem presentes também no puerpério, que consiste no período que vai desde o nascimento do bebê, até seis semanas após o parto, onde a mulher estará se recuperando do parto ou da cirurgia cesariana, estará amamentando e pode enfrentar problemas como a depressão pós-parto. Além disso, os pais também receberão orientações para que sejam figuras presentes na vida da família e, consequentemente, no desenvolvimento dos filhos, além de realizar o planejamento familiar e participar da educação dos filhos.

“O projeto nasceu de uma pesquisa realizada pela Sesau, em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde do Homem da Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas]. Ao aplicá-la junto aos homens com idade entre 20 e 59 anos, que frequentam os ambulatórios da capital, detectamos que 85% deles demonstraram o desejo de participar ativamente da gestação da companheira. Com base neste estudo e, ao sabermos que os homens não costumam cultivar o hábito de cuidar da saúde espontaneamente, elaboramos o Pai Coruja”, informou Malu Albuquerque.

Apoio ao projeto – Durante o lançamento do projeto, o chefe de gabinete da Sesau, Antônio de Pádua, que representou o titular da pasta, Jorge Villas Bôas, enalteceu a importância do Pai Coruja para estimular os homens a cuidarem de sua saúde e estarem presentes no convívio familiar.

“Este é um projeto que conta com total apoio do secretário de Estado da Saúde, porque ele aposta na saúde preventiva e no bem estar das famílias. Por meio dele, teremos famílias estruturadas, homens saudáveis e estaremos contribuindo para reduzirmos, ainda mais, a mortalidade materno-infantil em Alagoas”, destacou.

Opinião também compartilhada pela diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Cerqueira. “Por meio do Pai Coruja, esperamos quebrar a resistência dos homens em cuidar da própria saúde. Ao acompanhar a gestação de suas esposas, eles estarão, simultaneamente, prevenindo doenças, se imunizando, recebendo orientação sobre direitos assegurados por Leis e, ainda, garantindo que seus filhos nasçam saudáveis e cresçam com saúde”, pontuou.

Participaram ainda da cerimônia de lançamento do Pai Coruja, a diretora da Maternidade Escola Santa Mônica, Rita Lessa, a equipe multidisciplinar do Ambulatório da Maternidade, além de gestantes e pais. Neste domingo (11), quando é comemorado o dia dos pais, será realizada a entrega de kits para os homens que estejam com mulheres internas na unidade, em mais uma ação do projeto.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos