Seagri instala galpão, abrigo e unidade de observação de palma

Ascom/SeagriSeagri instala galpão, abrigo e unidade de observação de palma

Seagri instala galpão, abrigo e unidade de observação de palma

Agricultores do município de Piaçabuçu, no Baixo São Francisco, desenvolvem uma nova atividade: a pecuária de leite. Para eles, a pecuária surgiu como uma oportunidade de diversificação produtiva diante do baixo preço do coco – principal atividade agropecuária local, ao lado da rizicultura – e está ajudando a aumentar a renda das famílias.

Para fortalecer a nova bacia leiteira da região, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio do Programa Alagoas Mais Leite, leva uma série de ações aos agricultores, entre elas, estão: instalação de um galpão para os torneios leiteiros e outras atividades; instalação de um abrigo para o tanque de resfriamento de leite; e implantação de uma unidade de observação de palma forrageira.

Por meio da Associação dos Produtores de Leite de Piaçabuçu (APLP), os agricultores também já receberam da Seagri um kit de inseminação artificial com sêmen de touros de alto valor genético, kits de ordenha manual higiênica e alguns deles foram capacitados em inseminação artificial. Ao todo, o investimento do Governo do Estado já ultrapassa os R$ 100 mil.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Joaquim Eugênio, alguns produtores já têm bezerros nascidos por inseminação artificial. Sabemos que iniciativas como essa vão resultar, num futuro próximo, em animais diferenciados, com um padrão melhor e maior capacidade para produção de leite. O resultado disso será a melhoria da renda dos produtores”, comentou o secretário municipal.

“Acreditamos na produção de leite como uma alternativa para geração de renda na região, que tem o potencial para a atividade, além de boas condições climáticas, de beneficiamento e de mercado. Já fizemos importantes parcerias em prol dos agricultores da região, inclusive com a Cooperativa Pindorama, que beneficia parte da produção. O resultado disso será a formação de uma nova bacia leiteira no Estado”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

“Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de oferecer às famílias do campo condições de produção de alimento, de desenvolvimento, pois assim elas estão colaborando para o desenvolvimento de Alagoas”, destacou Marinho.

Em todo o Estado, a Seagri já repassou 28 mil doses de sêmen de touros com alto padrão genético para associações e cooperativas e capacitou mais de 600 produtores para realizar o procedimento. As bezerras nascidas por inseminação artificial também são encontradas em comunidades quilombolas tradicionais da Bacia Leiteira, como a Cajá dos Negros, em Batalha.

Fonte: Ascom/Seagri

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos