Primeira noite de exibição de filmes na II Seda tem debates

AssessoriaPrimeira noite de exibição de filmes na II Seda tem debates

Primeira noite de exibição de filmes na II Seda tem debates

Foram exibidos, durante a noite desta quarta-feira (14), quatro curtas-metragens alagoanos, um deles lançamento, o “Hoje Não”, do diretor e roteirista Wagner Sampaio. Houve ainda discussões acerca das obras após a mostra que abriu oficialmente a II Semana do Audiovisual (Seda), em Arapiraca.

Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), o evento aconteceu na arena da Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”, no bairro do Centro, além de ter oficinas realizadas sobre “O ator no cinema: da pré à pós-produção”, com Henrique Oliveira, e de “Som direto e introdução e pós-produção”, com Emmanuel Miranda.

Nesta quarta (15), ocorre uma oficina de brinquedos para crianças e jovens da rede municipal, com Nataska Conrado, ensinando os fundamentos do cinema de forma lúdica, no Planetário Municipal, e também de oficinas de “Montagem de vídeo”, com Marcos André, no Museu Zezito Guedes, e de “Argumento Cinematográfico”, com Nivaldo Vasconcelos, no II Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral.

Dezenas de espectadores puderam assistir aos curtas “O Que Lembro, Tenho”, de Rafhael Barbosa; “Sobre Relógios, Sonhos e Liberdade”, de Ailton da Costa; “Hoje Não”, de Wagner Sampaio; e “Farpa”, de Henrique Oliveira.

Ao final das exibições, foi montada uma roda de conversa com os diretores Rafhael Barbosa e Henrique Oliveira, o diretor de fotografia de “Hoje Não”, Maximilla Barroso, o crítico de cinema Paulo Santos – que escreve para a revista Cinética e é colaborador da revista Bravo! e do jornal Folha de S. Paulo – e Raniere Brandão e Ricardo Lessa, ambos do site Filmologia.

Ricardo Lessa se disse impressionando com a atuação da idosa Anita das Neves no curta do arapiraquense Rafhael Barbosa, que ganhou no último sábado (10) os prêmios de melhor roteiro e filme para reflexão no 6º Festival de Cinema de Triunfo, em pernambuco (leia mais aqui).

Já o crítico Paulo Santos destacou que todos os filmes exibidos tem muita força – sobretudo, “Farpa”, que tem seu enredo inspirado no livro “Maria Flor Etc.”, da escritora Arriete Vilela, e traz cenas de estupro – e é preciso que o audiovisual alagoano continue buscando uma caligrafia própria. “Esta é a arte do superficial. Então, sejam diretos sempre, tanto no roteiro como na montagem das cenas”, coloca.

A partir das 19h30 desta quinta-feira (15), há mais curtas e filmes experimentais alagoanos exibidos gratuitamente e mais debates. São eles: “Os Ratos Não Descansam”, de Michel Rios; “A Comunidade de Jaraguá”, de Warley Rossi; “Miss”, de Alice Jardim e Lis Paim; “Todavia”, de Alice Jardim; “Criatura”, de Alice Jardim, Carolina Brandão e Nivaldo Vasconcelos; “ZOÉ”, de Alice Jardim, Carolina Brandão e Nivaldo Vasconcelos; e “Mwany”, de Nivaldo Vasconcelos (confira a programação completa neste link).

A II Seda é uma realização do coletivo Popfuzz e circuito Fora do Eixo e e está acontecendo em outras 100 cidades da América Latina, Europa e África.

Fonte: Ascom Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos