Ibama apreende 200 quilos de pescado na Favela do Jaraguá

Alagoas 24 HorasDocumentação apresentada pelos pescadores estaira em dia com o Ibama

Documentação apresentada pelos pescadores estaira em dia com o Ibama

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) aprenderam, na tarde desta quarta-feira (18), cerca de 20 quilos de peixe e camarão de quatro embarcações que retornavam do mar, na Favela de Jaraguá. A fiscalização que contou com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) autuou os proprietários por infração ambiental.

De acordo com Rivaldo Couto, chefe da divisão técnica do IBAMA, os pescados foram apreendidos porque as embarcações não possuíam a documentação exigida pela legislação ambiental. “Como não havia documentação em dia, então os pescados foram apreendidos de quatro barcos”, diz.

A fiscalização das cargas foi contestada pelos moradores que alegaram arbitrariedade dos agentes. “Meu documento está em dia, eles não tinham motivos para ter feito isso. Agora perdi mais de 50 quilos de peixe e ainda vou receber multa”, justifica Antonio Jorge Matias de Lima, proprietário de um dos barcos e pescador há mais de 25 anos. Jorge disse que os agentes não esperaram a chegada dele no local para mostrar que o barco estava com a documentação regular. “Eles foram muito rápidos, quando fui avisado e cheguei aqui fiquei sabendo que eles já tinham levado a minha carga”, lamenta.

Outro proprietário que criticou a fiscalização foi Rosenildo Rodrigo dos Santos, que trabalha com pescados há mais de 30 anos. Rosenildo disse ter perdido pelo menos mais de 5 dias de trabalho no mar e aproximadamente mais de 80 quilos. “Essa quantidade ainda é pouca, pois não conseguimos mais aquela fartura de antigamente”, compara com o período em que afirma ter tirado mais de 100 quilos. Ele informou pra reportagem que uma porcentagem pequena da carga era pra consumo próprio. “E agora, como é que eu fico?!”, indaga.

Segundo a assessoria de comunicação do Ibama, todo o produto apreendido será doado para instituições de caridade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos