Projeto Mama: psicóloga fala sobre auto-estima e como enfrentar o câncer

Ascom Santa CasaEncontro do Projeto Mama no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió

Encontro do Projeto Mama no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió

Na reta final da programação 2013 do Projeto Mama, a Rede Feminina de Combate ao Câncer convidou a psicóloga Cláudia Simões para falar de um assunto de fundamental importância no período de tratamento do câncer de mama e particularmente no período de controle da doença nos casos de retirada da mama (mastectomia): a autoestima.

Ao longo de seus 34 anos de sua profissão, Cláudia Simões acompanhou vários pacientes que assumiram posturas bem características após o diagnóstico do câncer. O primeiro grupo buscou na fé a razão para manter a auto-estima e enfrentar de forma positiva a doença. Resultado: a maioria viveu mais, melhor e feliz. O segundo grupo viu no diagnóstico o fim irremediável de sua própria existência. Sem fé e sem esperança, a maioria deixou-se abater pela depressão, viveu menos e triste.

Falando no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió para um auditório repleto de participantes, em sua maioria mulheres, Cláudia Simões lembrou que a busca pela cura reúne vários elementos que devem andar juntos: a fé no sobrenatural, a fé em si mesmo e numa visão positiva da vida, a fé na partilha de sua vivência pessoal com outras mulheres e a fé nos recursos que a medicina disponibiliza para curar o câncer.

Os encontros mensais do Projeto Mama, articulados pelas psicólogas Anamarina Soares e Fabiana Pouza com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, proporcionam o espaço apropriado para que as mulheres mastectomizadas se apóiem mutuamente e partilhem suas espectativas e experiências sobre o tratamento oncológico e sobre a própria retirada da mama.

As reuniões são gratuitas e ocorrem na última segunda-feira do mês, das 8h às 11h, no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. O encontro é dividido em duas partes. Na primeira, um palestrante convidado partilha se conhecimento e esclarece as dúvidas das participantes. No segundo, de cunho restrito, apenas as duas psicólogas e as participantes permanecem no auditório.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos