Idoso internado no HGE deve ser transferido nesta segunda-feira (04)

O idoso José Amaro da Silva, de 71, que está internado no Hospital Geral do Estado e comoveu a todos por ter passado três dias com lavas no rosto e sem atendimento, passou por um procedimento na tarde desse sábado (02).

De acordo com nota divulgada pelo hospital neste domingo (03), o idoso passará por mais um procedimento hoje e deverá ser transferido nesta segunda (04), para uma unidade de referência em tratamento de Câncer.

A denúncia da falta de atendimento foi feita ao blog Sonar Alagoas, do jornalista Davi Soares. O idoso José Amaro da Silva, 71, que é natural de Jundiá/AL, deu entrada no HGE na última quinta-feira, 31, com câncer na boca e devido à falta de cuidados larvas de moscas se movimentam no rosto do paciente. No entanto, o grande problema é que por dois dias José Amaro agoniza em uma maca no corredor da unidade de saúde sem atendimento médico.

Ainda conforme a denúncia, o paciente chegou a ser examinado por um odontólogo, mas este profissional não realizou nenhum tipo de procedimento para a retirada da colônia de moscas e passou o caso para especialistas em cabeça e pescoço.

Mesmo o caso do idoso ser visivelmente grave, sua ficha médica no HGE não foi classificada como situação de risco. Isto também chamou a atenção dos profissionais de saúde do hospital que chegaram a pedir ajuda aos estagiários de odontologia para encaminhar José Amaro ao setor cirúrgico. Com a solicitação, os estagiários alegaram que precisavam de autorização de um odontólogo para realizar os procedimentos cirúrgicos. Com isso, a situação do idoso continuou se arrastando por dias.

Veja a nota na íntegr

A direção do Hospital Geral do Estado (HGE) informa que o paciente José Amaro da Silva,na manhã deste domingo, passou por um novo procedimento ( curativo) e deverá ser transferido para uma unidade de referência em tratamento de Câncer nesta segunda-feira (04). A unidade hospitalar não é credenciada para a realização de tratamento oncológico, no entanto se empenha em agilizar todo o processo de transferências de pacientes que dão entrada com a doença.

Os pacientes que procuram esta unidade com diagnóstico de câncer são encaminhados para consultas e tratamento nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon’s). Em Maceió, as unidades referências são a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário (HU) e no interior em Arapiraca.

Devido à alta demanda de pacientes, pode ocorrer demora na disponibilidade de vagas nas unidades, por isso os pacientes permanecem internados no HGE aguardando vagas. Infelizmente a disponibilização dos leitos não depende desta instituição hospitalar.

Atenciosamente,
A direção

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos