Escola de Ballet ‘O mundo encantado da Caralâmpia’

DivulgaçãoEscola de Ballet 'O mundo encantado da Caralâmpia'

Escola de Ballet ‘O mundo encantado da Caralâmpia’

A Escola de Ballet do SESI apresenta, nos dias 11 e 12 de dezembro, às 19h30, no Teatro Deodoro, o espetáculo “O mundo encantado da Caralâmpia, onde as estrelas brilham mais intensamente e os sonhos são vividos em castelos de fadas aonde a dança e a alegria de viver, misturam-se com o desejo do encantamento nunca desaparecer e, ser feliz para sempre…”, é neste contexto que o corpo de baile da academia de ballet clássico do Sesi, encerra o ano de 2013.

O espetáculo está dividido em dois atos com mais de 10 cenas cada, o tema deste ano, escolhido pela bailarina e coreógrafa Noemi Loureiro foi o mundo encantado da Caralâmpia, personagem interpretada por Márcia Mariah, que apresenta o programa infantil na TV Educativa de Alagoas com o mesmo nome.

“O ato da dança está no imaginário de todos, crianças e adultos, por isso todos os temas escolhidos, nestes 07 anos em que estou à frente da academia, sempre trabalhei com este limiar que remete a magia e o encanto, tanto pra quem dança, quanto para quem assiste, pois dançar mexe com a emoção de ambos, disse Noemi. Nos últimos anos procurei enfocar temas regionais que deixe uma mensagem de transformação pessoal e da força que as pessoas têm quando querem algo de verdade. Digo isso, por que tenho muitos exemplos desta força no próprio corpo de baile que compõe esta academia. O personagem de Márcia visa resgatar o imaginário infantil de outrora, que está se perdendo cada dia mais cedo, foi por esse contexto que resolvi abraçar o projeto de Márcia e fazer uma homenagem a personagem Caralâmpia.”

A Escola de Ballet SESI de alagoas tem como premissa, proporcionar que a dança seja acessível para corpos de qualquer biótipo, procurando sempre favorecer o desejo de realizar o sonho de dançar, independente da classe social ou idade. Na verdade, esse é o grande motivo, pelo qual a diretora continua acreditando na força da dança e do ballet. Com essa visão ela abriu oportunidades para turmas especiais, como o ballet para adultos, “onde pessoas que sempre sonharam em dançar, e por uma série de razões não puderem quando mais jovens”, falou Noemi.

A escola tem alunas como Maria das Graças da Silva, 60 anos, advogada aposentada, que disse: “somente agora, depois da aposentadoria, encontrei tempo para realizar um sonho de criança. Estava procurando uma atividade física para praticar, que me proporcionasse uma melhor qualidade de vida. E como sempre gostei de dançar, encontrei no ballet uma atividade que gosto e que trabalha corpo e mente, pois exige concentração e disciplina, além de achar lindo. Gostei tanto que convidei minha irmã e minha filha. Para mim, participar do espetáculo está sendo um desafio, espero superar a expectativa da professora Noemi que teve a coragem de confiar uma cena do espetáculo a nossa turma, fala por mim, que sou a mais experiente, em idade, da turma.”

Outro exemplo da acessibilidade da academia é a aluna Mariluzia dos Santos que como Graça também sempre teve vontade de dançar ballet. “somente agora aos 39 anos e uns pesinhos a mais tive oportunidade. Sou estudante do primeiro ano no curso de dança da Ufal, onde tive meu primeiro contato com o ballet clássico, perguntei a professora se poderia ingressar na academia de ballet e como a resposta foi afirmativa abracei o sonho, com certo receio no início, por acreditar que não tinha um biótipo de bailarina, mais pensei por que não tentar. Entrei na turma de adultos e senti que podia continuar e isso esta me fazendo muito bem, realizar um sonhe eleva a auto-estima, concluiu a aluna.

O corpo de baile é formado com mais de 70 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, muitos subindo ao palco pela primeira vez, outros retornando após mais de 30 anos longe da dança e das apresentações públicas. “Montar um espetáculo com essa diversidade de alunos é um desafio,” comentou Noemi, os figurinos são pensados de acordo com a proposta do tema, onde tenho que articular tudo, música, coreografia e figurino que se adapte a esse grupo tão diverso, esse ano tem até gestante em cena. O intuito é favorecer e destacar a técnica e as expressões de quem dança. Não é o brilho ou o glamour da roupa. Emocionar quem assiste é a tônica. O público é livre a interpretações, porém, o objetivo sempre é, e será emocionar quem assiste e quem dança, reforçou a diretora.

Este ano o espetáculo está cheio de emoção dentro e fora do palco, disse a aluna Sueli Jardim que retorna ao ballet após anos longe da dança. Para mim “dançar é uma lição de vida, onde se aprende a ter persistência, equilíbrio, paciência, concentração, parceria e acima de tudo emoção, foi isso que aprendi com o ballet e trouxe para minha vida pessoal. Subir ao palco, após trinta e dois anos é retornar toda essa bagagem, é transformar sentimento em expressão corporal. Encontrar o ponto certo de equilíbrio da alma. É sair da vida estressante e sedentária, preenche-la com emoção. Um reencontro com algo que estava guardado, adormecido, uma nova proposta de vida, momento de avaliação, de fazer novos amigos, renovar, comemorar a vida. Enfim compreender que independente da idade posso voltar a DANÇAR. Fiz ballet quando jovens, num tempo onde só existiam duas escolas de ballet em Maceió, hoje existem muitas, com outras técnicas, tantas meninas e meninos cheios de talento com maiores oportunidades. É gratificante voltar a fazer parte deste universo,” concluiu Sueli.

Programação:

Dia 10/12, às 9h Ensaio Geral

Estréia – Dia 11/12 às 19h30

2ª apresentação – Dia 12/12 às 19h30

Escola de Ballet SESI – 17 anos promovendo inclusão social a arte de dançar ballet. Há 07 anos sob a direção de Noemi Loureiro – Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Iniciou sua vivência em Ballet Clássico no ano de 1974, em Maceió, foi integrante do Ballet Íris de Alagoas desde a concepção até sua extinção. Atualmente é Diretora da Escola de Ballet SESI-AL e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança da UFAL

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos