Granada usada para decorar casa é devolvida à Polícia Federal no Recife

Divulgação/Polícia FederalGranada estava na sala do homem que a entregou à PF

Granada estava na sala do homem que a entregou à PF

Uma granada de morteiro de 82 mm, que era usada com objeto de decoração, foi entregue à campanha de desarmamento da Polícia Federal (PF) em Pernambuco. É a segunda vez que um objeto desses é entregue. A munição foi recebida no sábado (14), mas a divulgação ocorreu no domingo (15). O homem que entregou a granada disse que mantinha o artefato em sua sala há muito tempo – a identidade das pessoas que participam da campanha é mantida em sigilo.

Em tese, a granada está inerte porque o dispositivo de detonação na ponta está faltando. Mas como ainda pode haver substância explosiva no interior, o objeto pode explodir se entrar em contato com calor ou faíscas. Segundo a PF, a granada tem possível fabricação soviética e era muito usada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O objeto será analisado por peritos criminais federais do esquadrão antibombas da PF e, em seguida, encaminhado para destruição pelo Exército.

A pessoa que entrega uma granada não tem direito a indenização, ao contrário do que ocorre quando uma arma é levada. O pagamento é feito em até 24 horas e o anonimato é garantido – nenhum questionamento é feito à pessoa.

Ao todo, a campanha do desarmamento já tem 850 dias e recolheu 6.010 armas e 12.010 munições. Em Pernambuco, os revólveres são os objetos mais entregues, seguidos de espingardas e pistolas. As munições mais utilizadas são as de calibre 38.

Procedimentos

Quem quiser entregar uma arma deve primeiro acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br , preencher uma guia de trânsito que tem validade um dia e quardar a arma de forma discreta e sem munição. Caso a pessoa seja parada por uma blitz policial, estará acobertada. Após a entrega nos casos em que a arma seja indenizada, será solicitado o cadastro de uma senha. No dia seguinte, a pessoa pode receber o valor da indenização em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil. Além das armas de fogo também serão recebidas munições armas de brinquedo, simulacros, armas artesanais ou de fabricação caseira – sem o pagamento de indenização.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos