Vilela apresenta novas viaturas do CB; União também doou caminhão tanque

Alagoas24horasViaturas custaram aproximadamente R$ 4 milhões

Viaturas custaram aproximadamente R$ 4 milhões

O governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB) anunciou na manhã desta terça-feira (17), no estacionamento do Jaraguá, a aquisição de duas viaturas autoescadas para o Corpo de Bombeiros (CB) de Alagoas e mais três veículos para o Grupamento Aéreo da Secretaria de Defesa Social (Sedes). Os veículos fazem parte de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A aquisição acontece um dia após a divulgação na internet de quatro militares do CB que realizaram um atendimento a uma vítima de acidente na cidade de Santana do Ipanema, Sertão alagoano, em um carro particular.

A justificativa apresentada pelo sargento Marcos Ramalho, da Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL), era de que o problema do atendimento era justificado pela ausência de condutores habilitados na corporação.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais. Dessa vez, durante a apresentação das novas viaturas, o comandante geral do CB, coronel Luiz Antonio Honorato, declarou que uma equipe composta por 20 homens está sendo preparada para atuar com esses equipamentos. “Já estamos preparando uma equipe composta por 20 homens até janeiro de 2014 para atuar com esses equipamentos. Até porque para operar esses veículos o militar precisa de um treinamento específico”, diz.

Os jovens militares estariam tendo aulas com instrutores franceses para atuar na condução e operacionalização do veículo. “Só vai operar o veículo que tem o curso próprio para ele”, alerta.

Em relação ao vídeo divulgado nas redes sociais, o comandante não quis comentar o ocorrido.

De acordo com o coronel, os dois veículos são projetados para andar em qualquer tipo de rua de Maceió, mesmo ela sendo acidentada ou estreita, o que permitiria o atendimento do CB tanto na parte baixa da cidade quanto na parte alta. Os carros contam ainda com uma escada com capacidade para alcançar a altura de 15 andares.

“A princípio, os veículos devem permanecer em Maceió para atuar em incêndios e salvamentos diversos na parte baixa e parte alta da cidade. Mas dependendo da demanda em Arapiraca, um deles pode ser direcionado para lá”, avisa o coronel.

Além das viaturas auto-escadas para o CB, a Senasp por meio do programa Brasil Mais Seguro anunciou ainda a aquisição de um micro-ônibus, um caminhão tanque e uma caminhonete para equipar as operações da Defesa Social em toda Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos