Começa julgamento dos acusados de matar Ceci Cunha

Alagoas24HorasAlagoas24Horas

Começa nesta segunda-feira, dia 16, o julgamento dos acusados de matar, em 1998, a médica e ex-deputada arapiraquense Ceci Cunha. Vinte e cinco jurados deverão decidir pela culpabilidade – ou inocência – dos cinco acusados, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos, Mendonça Medeiros Silva e Jadielson Barbosa da Silva, além do ex-deputado Talvane Albuquerque, apontado como autor intelectual do crime.

O crime, que ficou conhecido como Chacina da Gruta, marcou a história política alagoana e atraiu a atenção de todo o país para Alagoas. Há cerca de um mês, familiares e lideranças políticas do Estado deram início a uma vigília pela condenação dos acusados no crime.

Ceci Cunha, o marido, o cunhado e a mãe dele foram mortos logo depois da médica ser diplomada em solenidade ocorrida na capital alagoana. O júri será presidido pelo juiz federal André Granja e deverá durar cerca de três dias. O processo tem sete volumes. Nesta segunda, vão ser lidas as peças do processo. A previsão é de que 20 testemunhas também sejam ouvidas.

Um telão foi montado na entrada do Fórum Federal. O julgamento acontece no auditório Ministro Pedro Acioli e o esquema de segurança foi reforçado por agentes da Polícia Federal. Dezenas de pessoas devem acompanhar o julgamento.

O caso

Ceci Cunha foi assassinada em 1998 no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió (AL), no dia em que foi diplomada deputada federal. Além dela, também foram mortos seu cunhado, Iran Carlos Maranhão, seu marido Juvenal Cunha, e a mãe de Iran, Ítala Maranhão. O episódio ficou conhecido como “Chacina da Gruta”.

O Ministério Público Federal (MPF) acusou o então deputado Pedro Talvane, suplente de Ceci Cunha na Câmara, de ser o mandante do crime. A motivação seria a de assumir a vaga da deputada na Câmara Federal. A demora no julgamento do caso ocorreu em razão dos inúmeros recursos e de discussões acerca da definição da competência, se seria da Justiça Estadual ou da Justiça Federal.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos