Órgãos discutem integração entre energia elétrica e gás natural

O Comitê de Monitoramento, Qualidade de Serviço e Expansão do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), por meio do grupo de trabalho responsável por elaborar estudos integrados de energia elétrica e gás natural, estive reunido, nesta terça (31), para discutir ações em prol da eficiência energética em Alagoas. Além da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), por meio da Secretaria Adjunta de Estado de Energia e Recursos Minerais, o grupo também é formado pela Algás e a Eletrobrás.

O encontro representa o início das discussões sobre projeto de estudo de áreas industriais cujas empresas utilizem energia elétrica e gás natural integrados no processo fabril. O mapeamento busca avaliar também a viabilidade econômica do uso de gasodutos e poderá ser formatado para publicação.

Segundo o diretor presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, o estudo deve contemplar informações como o tipo de indústria, o funcionamento da possível integração entre gás natural e energia elétrica e os pólos que poderiam ser contemplados pelo Estado.
Para o técnico da Eletrobrás, Charles Mariano, o objetivo desse levantamento é a melhoria do fornecimento de energia e gás no Estado, bem como o desenvolvimento econômico local.

Na ocasião, o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco, considerou a iniciativa de grande importância para e eficientização do sistema energético no Estado e destacou o papel da secretaria no processo.

“Técnicos da Seplande, inicialmente, serão responsáveis pelo levantamento das condições e demandas energéticas nos polos industriais. Essas informações serão compartilhadas entre os órgãos que compõem o grupo de trabalho e serão estudadas as viabilidades para a implementação de linhas de transmissão. Tudo isso será documentado em relatório para posterior estudo”, explicou Jackson Pacheco.

Fonte: Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos