III Encontro Nordestino da Cultura dos Bois

Secretaria de Estado da CulturaSecretaria de Estado da Cultura

Todo o colorido e a beleza do Bumba meu boi de Alagoas serão representados pelo Boi Xique-Xique, no III Encontro Nordestino da Cultura dos Bois em Recife, que acontecerá no próximo sábado, (11) de fevereiro, a partir das 15h, no Pátio de São Pedro, localizado no centro da capital pernambucana.

O grupo de Bumba meu boi alagoano participa a convite da Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Liga dos Grupos de Bumba meu boi de Maceió. O Boi Xique-Xique estará entre os 21 grupos de bumbas que se apresentarão, sendo 11 grupos de estados nordestinos convidados para o evento.

De acordo com o presidente da Liga dos Grupos de Bumba meu boi de Maceió, Eugênio Vilela, o Boi Xique-Xique, do Jacintinho estará participando da festa com 15 integrantes, entre eles ritmistas, vaqueiro, condutor e os emboladores Nilton Xique-Xique e Nenê Cabral.

O grupo alagoano será a 17ª a se apresentar às 19h15, ao término das apresentações todas as agremiações participaram da apoteose, onde farão um cortejo. No repertório estão canções de Eliezer Setton, escolhidas especialmente para a apresentação no evento.

Eugênio Vilela agradeceu o convite da Federação e o apoio da Secult e o reconhecimento dado ao folguedo alagoano. “O apoio institucional da Secult é importante para o fortalecimento do Bumba meu boi no Estado. Estamos felizes em participar deste encontro, onde podermos mostrar toda a tradição do Bumba meu boi de Alagoas.”, destacou.

Para o secretário de estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a iniciativa é uma forma de valorizar a cultura alagoana e suas manifestações populares. “O governo do estado, através da Secult tem o intuito de valorizar e preservar um dos seus tradicionais folguedos.”, ressaltou.

Ainda de acordo com Viégas o Secult juntamente com a Liga estará reunida com representantes da Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco, em março para análise da possibilidade da 4ª edição do encontro de bois ser sediada no Estado.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos