BPA descobrem desmatamento em unidade de conservação

Lá foram apreendidos cerca de 35 metros cúbicos de madeira nativa.

AscomAscom

Policiais do Batalhão de Policia Ambiental (BPA) em operação conjunta com Fiscais do ICMBio descobriram na manhã de quinta-feira (9) uma área de desmatamento em local considerado Unidade de Conservação. Lá foram apreendidos cerca de 35 metros cúbicos de madeira nativa. O desmatamento ilegal estava ocorrendo na APA da Marituba do Peixe, no município de Feliz Deserto.

Segundo o BPA o local é de difícil acesso, por esta razão os infratores utilizavam a região para a fabricação de carvão colocando a madeira proveniente do desmatamento em fornos improvisados, chamados caieiras.

Segundo o Tenente Anderson Barros "por mais que se intensifiquem as operações de fiscalização ambiental nas matas remanescentes de nosso Estado a maior arma da fiscalização sempre vai ser a participação da sociedade como agente provocador da fiscalização através das denúncias". Ainda de acordo com o tenente uma denúncia teria possibilitado a descoberta do local. "É preciso sempre conscientizar a população para que ela possa ser nossa aliada nessa luta tão árdua. O outro fator que tem otimizado os trabalhos de fiscalização ambiental em nosso Estado é a grande interação existente entre os órgãos de fiscalização das esferas Municipal, Estadual e Federal, sempre juntando esforços visando combater de forma mais eficaz os problemas ambientais em Alagoas", comentou o tenente.

O BPA intensificará a fiscalização na área aonde ocorreu esse desmatamento, sob suspeita de que podem existir outros pontos de desmatamento ainda não descobertos em decorrência da grande extensão da área de mata nativa no local.

A madeira apreendida foi levada para a sede do ICMBio na APA do Peba para posterior doação. O Disk Denúncia do Batalhão Ambiental é 3315-4325, ficando disponível 24 hs para denuncias de crimes ambientais e solicitações de resgate de animais silvestres.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos