Saúde bucal dos adolescentes: aprenda a cuidar

Na busca de um equilíbrio físico-psíquico-social, o adolescente apresenta comportamentos extremos, ora exacerbando suas atitudes positivas, ora mostrando-se francamente negligente com seus cuidados à saúde.

Não raro, a adolescência é tida como um período de risco aumentado à cárie dentária, em decorrência do precário controle de placa e da redução dos cuidados com a escovação dentária.

Por outro lado, torna-se um período crucial na atenção à saúde porque, nessa época, se estabelece todo um aprendizado ligado a condutas e comportamentos futuros, de forma que essa é também uma fase propícia ao desenvolvimento de um estilo de vida saudável a partir da consolidação de uma mentalidade de autocuidado de caráter mais duradouro, desde que haja condições favoráveis para tal.

Além da cárie, que outros problemas podem ocorrer?
A gengivite é a ocorrência mais comum depois da cárie. A gengivite é uma inflamação da gengiva provocando vermelhidão, sangramento e mau hálito. A gengivite é uma infecção causada por bactérias da placa quando não houver um controle adequado através da escovação e do fio dental. Freqüentemente, a gengivite está associada à presença de cálculo dental (tártaro) Podendo desenvolver uma periodontite agravando mais o quadro.

O cálculo é placa bacteriana que mineralizou e por isto grudou e endureceu na superfície do dente, podendo ser removido pelo dentista. Algumas pessoas têm maior propensão à gengivite – é o caso dos adolescentes – e por isso precisam controlar a placa muito bem. Associado às gengivites ou não, o mau hálito é um problema sério, pois na maior parte das vezes quem tem não sente e as pessoas em volta sentem, mas ficam constrangidas em avisar a quem tem o problema.

Além da gengivite, o mau hálito pode ser causado pela produção de gases malcheirosos por bactérias presentes na língua. Daí a importância de escovar sempre a língua.

Dr. Rafael Amado Silva

CRO/ ES 5849

Mestrado em Dentística / Especialista em Atenção primária em saúde

Contato e dúvidas: Rafael-amado@bol.com.br

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos