Alagoas e outros 17 estados tem risco de surto de dengue

Sesau preparou uma força tarefa para investigação da ocorrência de casos suspeitos de dengue.

Combate à dengue
Combate à dengue

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (13) que verificou risco de surto da dengue em 91 municípios em 18 estados brasileiros. Desses estados, segundo a pasta, em dois já se pode considerar situação de surto da doença: Tocantins e Pernambuco. Nesses estados, além da alta incidência – em Tocantins, foram 249,4 casos por grupo de 100 mil habitantes – foram localizados mais focos de infestação (mais de 3,9% dos imóveis com larvas do mosquito transmissor).

Outra preocupação do ministério está centrada no município do Rio de Janeiro, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A cidade concentra o maior número de casos, segundo o levantamento de infestação do Aedes Aegypti (LIRA), feito pelo ministério.

Dos demais municípios que apresentam risco de surto, 22 estão na Bahia, 12 no Maranhão, 12 em São Paulo, sete na Paraíba, sete em Goiás, seis em Pernambuco, seis no Amazonas, cinco no Pará, três no Ceará, dois em Alagoas e Sergipe e um em Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Redução de casos

O Ministério da Saúde também informou que o número de casos de dengue registrados no país entre os dias 1º de janeiro e 11 de fevereiro de 2012 teve uma redução de 62% em relação a 2011. De acordo com o balanço divulgado pela pasta na nesta segunda, no ano passado, no mesmo período, foram registrados 106.373 casos, contra 40.486 neste ano.

Força Tarefa

A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau/AL), em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, organiza força tarefa para investigação da ocorrência de casos suspeitos de dengue. Durante a ação, acontece também a realização de exames específicos para monitoramento viral. A operação inicia nesta segunda-feira (13), nos municípios de Rio Largo e Marechal Deodoro, e segue até quinta-feira (16).

A força tarefa tem como objetivo a busca ativa de casos suspeitos de dengue nos municípios com número expressivo de notificações e Índice de Infestação Predial (IPI) acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Ainda é finalidade da ação, segundo Charles Nunes, gerente de agravos não transmissíveis e fatores ambientais da Sesau, “a coleta de amostra biológica de sangue em 100% dos pacientes internos, suspeitos de dengue, com risco de gravidade, para realização de exames específicos de dengue”, explicou o gerente.

Também serão realizadas coleta aleatória de amostra biológica de sangue dos pacientes suspeito de dengue clássico para a realização de exames específicos de dengue (NS1, Sorologia IgM e isolamento viral) priorizando a realização dos exames positivos de NS1 para a identificação do vírus, através do isolamento viral para o monitoramento viral.

Municípios

Na terça-feira (14), os municípios contemplados são Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Palmeira dos Índios. Na quarta-feira (15), a ação acontece em Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Arapiraca. Na quinta-feira (16), a força tarefa encerra atividades nos municípios de Penedo, Teotônio Vilela e Marechal Deodoro.

Treinamento

Durante a ação de Força Tarefa, a Sesau realiza treinamento em serviço com os técnicos das secretarias municipais de Saúde. A orientação visa orientar os técnicos acerca do correto preenchimento da ficha de notificação dos casos suspeitos de dengue, a qual apresenta os dados que vai desencadear as medidas de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Fonte: Com G1 e assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos