Moradores da Vila dos Pescadores bloqueiam pista no bairro de Jaraguá

Priscylla Régia/Alagoas24horas/ArquivoMoradores fizeram protesto em Jaraguá

Moradores fizeram protesto em Jaraguá

O trânsito ficou caótico em mais um ponto de Maceió na manhã desta terça-feira, dia 28, em decorrência de protestos. Desta vez, moradores da Vila dos Pescadores, no bairro de Jaraguá, interditaram a Avenida Industrial Cícero Toledo nos dois sentidos em protesto contra a demora na entrega das casas destinada aos pescadores.

A manifestação nas proximidades do Porto de Maceió aconteceu minutos antes da chegada de dois cruzeiros e acarretou num grande congestionamento da região.

Os moradores alegam que o prazo inicial para a entrega das casas era outubro de 2011 e que até o momento não há uma decisão com relação à transferência para o residencial construído na Avenida Assis Chateaubriand, no Sobral.

“Primeiro era outubro, depois passou para novembro e dezembro. A gente já está entrando em março e ninguém decide nada… Nós queremos as casas prometidas”, destacou Maria Izabel dos Santos, moradora da Vila.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió e os moradores da Vila dos Pescadores travaram uma guerra devido à resistência dos pescadores em deixar o local onde moram atualmente. Após várias reuniões, manifestações e audiências com o Ministério Público, o impasse foi resolvido e os moradores aceitaram a mudança.

“Parte dos moradores não queria se mudar daqui, mas aceitamos e agora não temos data para ir para as novas casas”, completou Maria Izabel.

A obra do Conjunto Vila dos Pescadores, orçada em R$ 14 milhões, prevê a construção de 450 unidades habitacionais, além de creche, quadra poliesportiva, áreas de lazer, escola e posto de saúde. O local, onde hoje é a Vila dos Pescadores, será urbanizado.

Após negociação entra o chefe da Guarda Portuária e policiais do Centro de Gerenciamento de Crises, os moradores desbloquearam a avenida e seguiram para reunião com representantes da Secretaria Municipal de Habitação.

Habitação

A Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS) informou, no final da tarde desta terça-feira (28), que as obras do conjunto Vila dos Pescadores se encontram em fase de finalização da infraestrutura externa, como a instalação da eletrificação de alta tensão, que depende da chegada de materiais adquiridos em outro Estado e já encomendados pela empresa contratada para execução dos serviços.

A previsão da secretaria é que, recebendo esses materiais, a obra seja concluída num prazo de 45 dias. Caso o material seja entregue antes da data prevista, haverá concentração de esforços do município e da empresa contratada para que seja antecipada a conclusão da obra.

Já a pavimentação da rua central só poderá ser executada após a conclusão dos serviços de eletrificação, pois haverá movimentação de máquinas e guindastes pesados para colocação dos postes, o que danificaria o pavimento.

O início dos trabalhos para instalação da eletrificação necessitava de autorização da Caixa Econômica Federal, o que só ocorreu em 14 de fevereiro, sendo providenciada, de imediato, a sua execução, com a encomenda do material.

As unidades residenciais, bem como a creche construída no conjunto, já estão prontas, mas ainda não podem ser utilizadas em razão da falta de eletrificação.

Atualizada às 18h20.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos