CEI deve investigar Transpal e reajuste de passagem de ônibus

Plenário da Câmara de Maceió
Plenário da Câmara de Maceió

Uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) deverá investigar a Transpal e o reajuste da passagem de ônibus em Maceió. A Câmara Municipal deve aprovar nesta quarta-feira, dia 29, o requerimento dos vereadores.

Durante a sessão de hoje, 27, o vereador Ricardo Barbosa criticou duramente o reajuste da passagem de ônibus de R$ 2,10 para R$ 2,30. Ele sugeriu a criação de uma CEI para investigar alguns questionamentos sobre a Associação de Transportadores de Passageiros de Alagoas (Transpal). A idéia de Barbosa surgiu após a determinação judicial do desembargador Washington Luiz que autorizou o reajuste da passagem de ônibus.

De acordo com o petista, a sociedade maceioense precisa saber qual é a arrecadação financeira mensal da Transpal. “Não podemos aceitar que seja imposta à população o aumento da passagem de ônibus e ponto final. Queremos saber se o reajuste é mesmo necessário ou atende ao desejo, apenas, dos empresários”, colocou o vereador.

Ele acrescentou que a Câmara Municipal precisa dar uma resposta à altura a Transpal, que vem atuando sem qualquer fiscalização do Legislativo Municipal. “Estão agindo como se a Casa de Mário Guimarães não existisse. Aprovamos um requerimento cobrando respostas à Transpal sobre os motivos alegados para o aumento da passagem, mas apesar da solicitação, a Associação ignorou os vereadores e não enviou qualquer tipo de informação sobre os motivos do reajuste. Assim como toda sociedade maceioense, também estou cansado e sem paciência. Estamos sendo obrigados a ficar sofrendo nas mãos dos empresários”, frisou Ricardo Barbosa.

O vereador Oscar de Melo (PP) disse que milhares de maceioenses foram surpreendidos com o aumento da passagem. “Faço questão de participar dessa CEI, pois é de conhecimento geral que a qualidade do transporte coletivo em Maceió é caótica. E a forma como esse reajuste foi concedido, sem qualquer aviso prévio, é inadmissível”, salientou Oscar de Melo.

Os vereadores Paulo Corintho, Marcelo Malta, Théo Fortes, Tereza Nelma (PSDB) e Heloísa Helena (PSOL) também criticaram o amento da passagem e declararam apoio à instalação da CEI. O requerimento de instalação da comissão, com a assinatura dos parlamentares, deverá ser votado e aprovado na sessão de amanhã (29).

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos