Governador comemora avanços da Uncisal, que prepara PSS

Neno Canuto/Agência AlagoasReitora Rosangela Wyszomirska apresentou ao governador Teotonio Vilela avanços e propostas para a Uncisal

Reitora Rosangela Wyszomirska apresentou ao governador Teotonio Vilela avanços e propostas para a Uncisal

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu na segunda-feira (27) a reitora da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rosangela Wyszomirska, a vice-reitora Almira Alves e o diretor da Maternidade Santa Mônica, Telmo Henrique. Eles apresentaram o relatório de desempenho da Uncisal em 2011 e anunciaram que a instituição já constituiu comissão interna para realização do Processo Seletivo Seriado (PSS).

O governador parabenizou a equipe pelo trabalho à frente da instituição, que tem mostrado resultados positivos. “Queremos afinar os nossos objetivos com os da Uncisal, que é uma instituição de extrema importância para o Estado, com credibilidade crescente e uma gestão de comprovada unanimidade quanto à sua competência”, afirmou o governador.

A reitora mostrou a estrutura da Uncisal, que possui 1.400 alunos divididos em nove cursos de graduação e 1.900 alunos divididos em 96 turmas nos municípios alagoanos, em cursos técnicos. Fazem parte ainda da estrutura da Uncisal a Maternidade Escola Santa Mônica e os Hospitais Escola Portugal Ramalho e Hélvio Auto, além das clínicas de Fisioterapia e de Fonoaudiologia – únicas que fazem distribuição gratuita de aparelhos de surdez em Alagoas e a única de Terapia Ocupacional do Estado – e do Laboratório e Serviço de Verificação de Óbitos. “Temos também aprovados dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo direcionados para casos de adicção em álcool e drogas e outro para casos psiquiátricos, que esperamos implantar em breve”, explicou a reitora Rosangela Wyszomirska.

Ela demonstrou com gráficos os avanços conseguidos pela sua gestão, que levaram o curso de fonoaudiologia, em 2011, ao 5º lugar entre os melhores do País, com a melhor nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Também no ano passado, a Uncisal foi recredenciada pelo Ministério da Educação e atingiu a nota de 4,45 (a nota máxima é 5). Rosangela Wyszomirska disse também que entre 2007 e 2009, a faculdade de Medicina era a penúltima no ranking. “Atualmente, somos a 60ª entre 177 faculdades existentes no país”, explicou a reitora, salientando que a Uncisal agora está entre as 300 melhores universidades dos Brasil, entre mais de 2.500 instituições.

Do ponto de vista social, de acordo com os dados de 2009 a 2011 apresentados, a Uncisal também avançou muito, triplicando a participação de alunos provenientes das famílias com renda mensal de menos de meio salário mínimo. “Muito mais alagoanos frequentam nossos cursos. Houve aumento da participação dos alagoanos no curso de medicina, de 77% a 100% dos alunos são de Alagoas no primeiro ano do curso de medicina”, afirmou.

Teotonio Vilela comemorou os números apresentados e avaliou, juntamente com o secretário executivo do Gabinete do Governador, Herbert Motta, e os representantes da Uncisal, as primeiras ações do Governo para a execução do Processo Seletivo Simplificado (PSS), e posteriormente, concurso público e equiparação salarial para professores. De acordo com o governador, é necessário agir o quanto antes para manter as conquistas e corrigir distorções. “A partir desta sexta-feira, já iniciamos as conversas com a Secretaria da Fazenda para avaliar os impactos e fazer os encaminhamentos necessários”, garantiu. No âmbito da Uncisal, a reitora garantiu a criação imediata de uma comissão interna para fazer um levantamento para a produção do PSS.

Gestão estratégica

Durante a reunião, a reitora foi convidada pelo Governador para participar, durante toda a próxima semana, em São Paulo, juntamente com ele e parte do secretariado estadual, do Amana-Key, um seminário de inovações nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas. A meta é orientar organizações empresariais, governamentais e da sociedade civil a atuar com excelência em seus respectivos campos, auxiliando na evolução da sociedade como um todo – com equilíbrio – de forma saudável e sustentável. Os outros secretários estaduais participarão do curso em uma segunda data.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos