Projeto da Semarh levará água potável à população carente

Wadson CorreiaSertanejo feliz com a cisterna cheia, garantia de água potável

Sertanejo feliz com a cisterna cheia, garantia de água potável

O Projeto de Recuperação de Nascentes vai contemplar 20 municípios de Alagoas e foi elaborado pelos técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Ele se encontra em fase final de licitação, aguardando apenas a liberação da compra de outra parte do material necessário à recuperação das nascentes.

De acordo com o técnico da Semarh, José Robério Costa, o projeto é muito importante para que água potável chegue à população carente dos municípios agraciados com o projeto. “O nosso objetivo é, além de reparar os danos ambientais causados nos locais, fornecer água de qualidade à população de baixa renda. Assim, seriam evitadas doenças e outros problemas biológicos relacionados à água ingerida”, diz o técnico.

Já foi adiantado um levantamento de georreferenciamento de vários municípios que participarão do projeto, que deve ter início logo após a conclusão da compra dos materiais. A meta é que, em 2012, sejam recuperadas 400 nascentes localizadas em 20 municípios de Alagoas. Todas as nascentes devem ser recuperadas em um período de oito meses após o início do projeto.

Para o Secretário de Estado, Ivã Vilela, é um projeto simples, mas com grande impacto nas comunidades. “Ele atua no início de um problema que é a oferta de água potável, e soluciona um problema corriqueiro que é a contaminação da água das nascentes. Agora as comunidades que dependem de nascentes de água, poderão ter acesso sem colocar sua saúde em risco”.

Fonte: Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos