MPE apura declarações de deputado sobre compra de votos

As declarações do deputado estadual Temóteo Correia ao humorístico CQC da Bandeirantes e à imprensa alagoana sobre o fato de ter comprado votos serão investigadas pelo Ministério Público Eleitoral em Alagoas. Nesta quinta-feira (22), o MPE determinou a instauração de procedimento administrativo para apurar a confissão do próprio deputado.

Por meio do procedimento, de autoria do procurador regional eleitoral Rodrigo Tenório, já foi encaminhado ofício à Rede Bandeirantes de Televisão para o envio à Procuradoria Regional Eleitoral de gravação da entrevista, cedida ao repórter Ronald Rios, na última segunda-feira (21). O prazo para cumprimento é de 10 dias úteis.

O procurador determinou ainda, o envio de ofício ao deputado Temóteo Correia, para que preste esclarecimentos, em cinco dias úteis, sobre os fatos noticiados na imprensa.

Rodrigo Tenório também solicitou da Polícia Federal informações sobre a existência de inquérito policial tratando do crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral (relativo à compra de voto), cujo investigado seja o parlamentar.

Legislação. O artigo 299, CE, estabelece como crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena prevista é de reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Declarações comprometedoras

A reportagem do Alagoas24Horas acompanhou a entrevista de Correia e o momento em que, questionado sobre a corrupção no Poder Legislativo, ele afirmou: “Se rouba no País inteiro, mas, em São Paulo, se rouba mais do que aqui, afinal, onde tem mais dinheiro, se rouba mais”, disse.

Ao responder a outra pergunta do repórter, o parlamentar foi ainda mais longe e confessou já ter comprado votos: “Já comprei voto sim, mas para ajudar o povo, comprando botijão de gás…”, disse, sem perder de vista seu alvo preferido: a imprensa, a quem acusou de corrupta durante vários momentos da entrevista.

Fonte: Com informações do MPE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos