Beneficiários do Bolsa Família deverão cumprir meta em Maceió

Alagoas24horasBeneficiários do Bolsa Família têm até amanhã para atualização de cadastro de 2010

Beneficiários do Bolsa Família têm até amanhã para atualização de cadastro de 2010

Centenas de famílias já procuram a sede do Cadastro Único (CadÚnico), no bairro do Poço, no penúltimo dia do encerramento da atualização cadastral do Programa Bolsa Família, referente ao ano de 2010. Segundo a coordenação do programa em Maceió, cerca de mil famílias falta atualizar o cadastro e a expectativa é que até as 18h desta quinta-feira (29), seja atingida a meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Segundo Ricardo Pacheco, coordenador do CadÚnico, em Maceió, cerca de 700 famílias estão tendo seus cadastros atualizados diariamente na sede do programa e em mais nove Centro de Referências em Assistência Social (CRAS), espalhados por toda a capital.

Desde dezembro de 2011, ainda faltava mais de 88 mil famílias, cadastradas em 2010, a atualizarem as suas informações junto ao programa. “Atualizamos os cadastros dos beneficiados a cada dois anos. Isso seve para sabermos quem continua, quem entra e quem sai. É apenas uma maneira para sabermos como anda o programa na capital”, explicou.

Segundo ele, o prazo para atualização seguia até o final de dezembro de 2011, mas por não atingir a meta, o prazo foi prorrogrado até o dia 29 de fevereiro. “Mas como mesmo assim não conseguimos atingir a meta e muitas famílias estavam sem a atualização do cadastro decidimos esticar o prazo até amanhã”, destacou Pacheco, informando que o prazo não será prorrogado novamente e que quem não atualizar o cadastro terá o programa suspenso.

Pacheco também explica que devido aos inúmeros programas ‘assistencialistas’ do Governo Federal, todos foram unificados apenas para o Bolsa Família e que cada família beneficiada recebe entre R$ 36 a 302, dependendo do número de filhos que possuem.

“Não sabemos especificar quais são os critérios adotados pelo Ministério do Desenvolvimento no que se refere ao pagamento, quem ganha mais ou menos”, enfatizou Pacheco, destacando que o CadÚnico foi criado com o objetivo de manter maior fiscalização e oferecer mais assistência ao programa nos estados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos