Governador recebe comitiva da Fundação Nacional de Saúde

Agência AlagoasAgência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu nesta, quarta-feira (18), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz, os diretores Antonio Henrique de Carvalho e Rui Gomide Barreira e o superintendente do órgão em Alagoas, Roosevelt Patriota, no Palácio República dos Palmares. O encontro teve como objetivo relatar o andamento das ações da Funasa no Estado.

Na oportunidade, o governador agradeceu a presença da comitiva e ressaltou a importância da Funasa para o Estado. “A Funasa desenvolve um papel fundamental em Alagoas, principalmente nesse mapeamento dos povoados do Alto Sertão para o enquadramento no Programa Água Para Todos”, afirmou Teotonio.

De acordo com o presidente da Funasa, já foi iniciado o mapeamento do Alto Sertão alagoano para a implantação do Pro-Água. “Já temos técnicos trabalhando no Estado para mapear locais onde podem ser construídos poços artesianos ou implantar sistemas simples ou mais complexos, dependendo da situação”, garantiu Gilson Queiroz.

O governador determinou ao secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Álvaro Machado, e ao Secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Fireman – ambos presentes no encontro – a criação imediata do Conselho Estadual de Saneamento com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Funasa, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

O Conselho Estadual de Saneamento deverá analisar, concentrar e coordenar ações entre os governos federal, estadual e municipais. “É muito importante coordenar a política de investimentos da Funasa com a do Governo Estadual para que as ações sejam integradas”, ressaltou o governador.

De acordo com o superintendente da Funasa em Alagoas, Roosevelt Patriota, entre as ações no Estado, estão a construção de mais de 3 mil cisternas, além de projetos em 15 municípios, já contratados e com audiência pública marcadas para o final de abril.

O governador lembrou à comitiva da importância do apoio técnico para a população que recebe as cisternas. “As famílias precisam ser orientadas no sentido de fazer o manejo correto das cisternas. Uma cisterna mal cuidada pode até matar”, explicou Teotonio.

O diretor da Funasa, Antonio Henrique de Carvalho, disse que essa é também uma preocupação do órgão que recentemente criou cartilhas educativas e elaborou um plano de orientação para a conservação adequada das cisternas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos