Canal do Sertão vai reduzir miséria no interior de Alagoas

Secretário Marco Fireman apresenta andamento do projeto em reunião do Alagoas Tem Pressa.

Ascom SeinfraO canal está inserido no Programa Alagoas Tem Pressa

O canal está inserido no Programa Alagoas Tem Pressa

O Canal do Sertão foi destaque de reunião do Programa Alagoas Tem Pressa, realizada nesta segunda-feira (07), com a participação do governador Teotonio Vilela e de todas as secretarias estaduais. O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, apresentou o avanço das obras que já estão beneficiando milhares de alagoanos.

Com quase 60 km concluídos, o Canal do Sertão chega à marca de dois mil trabalhadores empregados em sua construção, dos quais 90% são sertanejos. Além de ser a maior obra de infraestrutura de Alagoas, o Canal do Sertão também é a maior obra de cunho social do Estado. O projeto tem objetivo de reduzir a miséria da região mais pobre do Estado, o Sertão, levando água para quem tem sede e para quem quer produzir.

Quando estiver em operação, a obra vai abastecer com água própria para consumo a população sertaneja que hoje sofre com a seca e desenvolver a economia regional a partir dos perímetros de irrigação, que devem gerar oportunidades de emprego e renda nas áreas de piscicultura, pecuária de pequeno porte, agro indústria, fruticultura.

O secretário Marco Fireman explica que não dá para pensar no desenvolvimento de Alagoas sem priorizar o abastecimento de água para a população. “A história nos mostra que a maioria das cidades que se desenvolveram em todo mundo, estão ou estiveram à margem de um grande rio. Não existe registro na história depois do transporte de rodas, de cidades que tenham prosperado sem acesso viário e sem água. Por isso, não dá para pensar em uma Alagoas sem miséria se não levarmos água para todos”, avalia Marco Fireman.

“A explanação que o secretário Marco Fireman faz hoje é muito importante para que todos os membros do governo conheçam a obra que será um marco sem precedentes para Alagoas. As motivações que levaram à construção do Canal do Sertão mobilizam e apaixonam a todos”, diz o governador Teotonio Vilela. As obras O Canal do Sertão é uma das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa e se estenderá por 250 km, ao longo de 42 municípios. Em dezembro de 2011, R$ 347 milhões foram garantidos para a construção até o km 77,8 e a obra já está licitada até o km 150.

Fonte: Ascom Seinfra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos