Renan saúda em discurso no Senado os 46 anos de fundação do PMDB

Fotos: Agência SenadoMichel Temer ladeado pelos senadores Valdir Raupp, Renan e José Sarney

Michel Temer ladeado pelos senadores Valdir Raupp, Renan e José Sarney

Brasília, 14 – Líder da bancada do PMDB no Senado Federal, o senador Renan Calheiros (AL), usou a tribuna na manhã desta segunda para saudar em discurso os 46 anos de fundação do partido, durante sessão solene do Congresso Nacional, que reuniu representantes das bancadas peemedebistas na Câmara e no Senado. O PMDB é dono da maior bancada no Senado e da segunda maior bancada na Câmara Federal. Possui o maior número de filiados no País.

A sessão foi uma iniciativa do líder do partido na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN) e do senador Valdir Raupp (RO), presidente nacional da legenda e contou com a presença de expressivas lideranças do partido, entre elas o presidente do Senado, José Sarney (AP). “O PMDB chega aos seus 46 anos de fundação com uma trajetória que se mistura com a história e com o futuro do Brasil. É uma legenda que pertence a todo povo brasileiro”, disse Renan.

No discurso, Renan lembrou ainda toda a trajetória de luta do partido contra a ditadura militar, luta esta capitaneada pelo saudoso Ulysses Guimarães, que enfrentou na Bahia a tropa de choque da polícia a serviço dos generais, em 1978, lutando em prol da liberdade da sociedade brasileira e pelo fim das perseguições políticas. “Todo mundo que transita pela vida pública brasileira hoje tem, em seu DNA, um pouco de PMDB”, completou o líder no Senado.

“Ainda nos tempos mais sombrios da ditadura militar foi o então MDB quem comandou nas ruas o processo de redemocratização e conquistou a volta da liberdade e dos direitos individuais e coletivos. O PMDB manteve por muito tempo o traço de frente partidária, por isso, albergou em suas hostes comunistas, trotksitas, maoístas e outras matizes ideológicas que, depois da redemocratização fundaram seus próprios partidos”, disse Renan.

Renan ressaltou ainda outras conquistas do PMDB, como a defesa na convocação de uma nova Assembleia Nacional Constituinte em 1988; o fim do bipartidarismo ou indo às ruas puxar o coro vitorioso das diretas-já. “De 1988 para cá, o PMDB vem conquistando a confiança dos eleitores e sempre cresce a cada pleito. Temos o maior número de filiados, de prefeitos, vereadores, deputados estaduais, a maior bancada do Senado, a segunda da Câmara e cinco governadores”, lembrou.

Aliança com Dilma

No discurso, Renan enfatizou ainda a aliança do PMDB com o PT na eleição vitoriosa da presidente Dilma Rousseff em 2010. “A formalização da aliança com a presidente Dilma, com a indicação do presidente Michel Temer [à época presidente do PMDB], foi um gesto de coerência de quem ajudou a implementar e a aprovar as políticas hoje vitoriosas. A sociedade não compreenderia outra contradição. O vice-presidente Michel Temer é um homem honrado, trabalhador competente, aglutinador, jurista respeitado e experiente e por estas virtudes conseguiu a proeza de agregar o partido e tem dado grandes contribuições ao Brasil”, disse.

Para Renan, o partido tem sido, ao longo dos últimos anos, ‘o pilar da governabilidade’. “Pena que este seja um conceito só valorizado em crises. Em tempos democráticos e estáveis, a governabilidade é até tratada pejorativamente. O PMDB, frustrando profecias que a toda eleição insistem em nos empurrar para papéis secundários, vem recebendo mais votos a cada eleição que disputa e conquistando mais cadeiras a cada pleito”, complementou.

Justiça social

O líder da bancada peemedebista ressaltou ainda em seu discurso, o respeito do partido aos votos confiados pelos eleitores brasileiros, procurando honrar os compromissos históricos e as lutas assumidas com a sociedade brasileira, principalmente por Justiça social.

“Depois da reconquista dos direitos mais elementares, a democracia precisa ser completada com justiça e inclusão social. As novas transformações vieram e estão acontecendo agora no campo socioeconômico. O País retirou mais de 30 milhões de brasileiros da miséria absoluta, a classe média aumentou substancialmente, criamos mais de 15 milhões de novos empregos com carteira assinada, distribuímos renda, aumentamos salários e o País vem crescendo em ritmo sustentado e distribuindo riquezas. Prova disso é a constante expansão do consumo das famílias brasileiras e o reconhecimento internacional da evolução brasileira”, concluiu.

Além do senador Renan, prestigiaram a sessão solene o ministro da Previdência e senador Garibaldi Alves (RN); o ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, entre outros.

Fonte: Ascom/PMDB-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos