Medeiros critica redução da produção leiteira em AL

AssessoriaDeputado Ronaldo Medeiros

Deputado Ronaldo Medeiros

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17), o deputado Ronaldo Medeiros fez um pronunciamento embasado na produção de leite do Estado de Alagoas, tendo em vista que, a bacia leiteira de Alagoas, destacada durante décadas por deter a melhor produtividade de todo o Norte e Nordeste do Brasil, fechou um ciclo decenal de estagnação, enfrentando agora a provável pior seca dos últimos quarenta anos para a Região Nordeste, segundo previsões meteorológicas divulgadas recentemente.

No início deste novo século, conforme dados oficiais da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), apenas ficavam à frente de Alagoas, em matéria de produtividade leiteira (litros/vaca/dia/ano), os tradicionais Estados leiteiros: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Hoje, a Bacia Leiteira Alagoana tem apresentado um histórico de desenvolvimento muito desalinhado da tendência revelada nos demais Estados da Região Nordeste. Mesmo Alagoas sendo, proporcionalmente, mais privilegiado em matéria de chuvas. Vejamos uma comparação muito interessante feita com os vizinhos Estados de Sergipe e Pernambuco.

Dados da Embrapa:

Em 2001, o Estado de Sergipe produziu uma média de 309.589 litros de leite por dia. Fechou a década produzindo em 2010 a quantidade de 813.698 litros por dia. Isto representa um crescimento de 162,83%.

No mesmo período do estudo, Pernambuco produziu em 2001 uma média de 986.301 litros de leite por dia. Fechou a década produzindo em 2010 a quantidade de 2.402.739 litros por dia. Isto representa um crescimento de 146,61%.

Alagoas, no ano de 2001, produziu em média 668.493 litros de leite por dia. Em 2010 esta média caiu para 632.876 litros de leite por dia. Um desenvolvimento negativo de -5,33% na década.

“Com esta análise, foi percebido que nos outros Estados, aconteceu uma ação conjunta entre o Governo do Estado e o Federal, por essa razão, a produção de leite aumentou e muito, pois investiram fortemente na bacia leiteira e ajudaram os produtores com assistência técnica, o que em Alagoas não aconteceu, havendo um decréscimo na produção, e com isso vamos produzir cada vez menos, e o litro do leite vai ficar ainda mais caro”, ressaltou o deputado Ronaldo Medeiros.

Fonte: Ascom Ronaldo Medeiros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos