Governo realinha prazos e metas para execução de projetos do Alagoas Tem Pressa

Agência AlagoasAgência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho convocou, nesta quinta-feira (17), secretários de Estado para avaliar e repactuar as metas dos projetos estruturantes de suas respectivas secretarias inseridos no Programa Alagoas Tem Pressa – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). As audiências aconteceram no Palácio República dos Palmares e contemplaram a análise de 15 projetos estruturantes do programa.

Cada secretário estadual apresentou de forma concisa o objetivo, as entregas previstas e os prazos pertinentes à realização dos seus projetos. A partir dessa explanação, coube ao governador de Alagoas acatar ou recusar as mudanças propostas para a execução desses projetos.

O primeiro secretário a ser ouvido foi o da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Eduardo Setton, com o projeto Informatização dos serviços públicos; seguido pelo secretário da Educação e do Esporte (SEE), Adriano Soares, que apresentou os cinco projetos sob a responsabilidade da pasta: Ampliação da cobertura da Educação Infantil; Elevação da qualidade do Ensino Fundamental; Ampliação da cobertura e dos padrões de desempenho do Ensino Médio; Redução do analfabetismo entre jovens e Implantação da gestão integrada para resultados na Educação.

“O Programa Alagoas Tem Pressa foi criado para que os objetivos do Governo sejam obtidos de forma estruturada e com maior rapidez. Avaliar o andamento dos projetos e suas metas é fundamental para que consigamos entregar à sociedade alagoana os produtos necessários para o seu desenvolvimento”, enfatizou o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho.

As atividades continuaram com as apresentações dos três projetos estruturantes capitaneados pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp): Valorização do servidor público; Modernização da gestão pública e Gestão das finanças públicas – realizadas pelo secretário Alexandre Lages. Em seguida, o secretário Dario César, da Defesa Social, demonstrou as metas e os resultados esperados com o projeto Redução das taxas de homicídios.

“Conhecer as reais possibilidades de execução de cada projeto é essencial para o monitoramento das metas, dos prazos e dos resultados que serão perseguidos por cada um deles. Para a Seplande, coordenadora do Alagoas Tem Pressa, as análises realizadas hoje possibilitam a realização de um acompanhamento mais específico do programa”, afirmou Luiz Otavio Gomes, secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), trouxe para esclarecimentos os projetos Inclusão produtiva e Qualificação profissional orientada para o trabalho, expostos pelo secretário Alberto Sextafeira e as gerentes dos projetos Luciana Caetano e Stella de Albuquerque, respectivamente.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enviou as gerentes Júlia Marinho Tenório, responsável pelo projeto Redução da mortalidade materno-infantil e Vera Lucia Elias, gerente do projeto Aprimoramento e ampliação da atenção primária à saúde, para discutir com o governador as possibilidades de aprimoramento das metas definidas e a melhor maneira de colocá-las em prática.

Para finalizar o dia dedicado às avaliações sobre o Programa Alagoas Tem Pressa, o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, explicou o projeto Maior produtividade e valor agregado na agropecuária, expondo os gargalos enfrentados para sua execução e garantindo novos prazos.

Na próxima semana será definida a data para as audiências de apresentação dos outros 10 projetos estruturantes do programa. E no próximo dia 31, da 9h às 18h, acontece mais uma reunião de Monitoramento Estratégico do Alagoas Tem Pressa. Na ocasião, o governador Teotonio Vilela Filho e todo o secretariado avaliarão o programa de forma global.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos