Governo de Alagoas conhece modelo de irrigação utilizado no Ceará

Em busca de experiências positivas que possam acrescentar ao modelo do Canal do Sertão, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, visitam, nesta sexta-feira (18), o Eixão das Águas, no Ceará. Em funcionamento desde 2005 e tendo 120 km concluídos, o sistema cearense beneficia mais de 100 pequenas comunidades da região.

Com o total de 255 km de extensão, o Eixão das Águas deve reforçar o abastecimento de água da região metropolitana de Fortaleza e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A transposição da água do açude Castanhão vai possibilitar o surgimento de um novo polo de desenvolvimento hidroagrícola na região, com a irrigação de uma área de aproximadamente 25.000 hectares e água para o consumo de 3,5 milhões de habitantes.

Para o secretário Marco Fireman, é importante conhecer as experiências do Estado vizinho para extrair exemplos bem sucedidos que possam ser adotados em Alagoas. “Vendo de perto o Eixão das Águas, saberemos como funciona o modelo de gestão adotado no Ceará e quais medidas positivas poderemos adaptar e trazer para o nosso Estado. Conhecer o que já foi feito e o que deu certo é imprescindível para desempenhar uma boa gestão”, avalia.

Também participarão da visita o assessor especial do governador, Carlos Alberto Jucá; os secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas; do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira; e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio, além do secretário adjunto da Pesca e Aquicultura, Williams Soares Batista.

Canal Alagoano
O Canal do Sertão é uma das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa e se estenderá por 250 km ao longo de 42 municípios. Em dezembro de 2011, R$ 347 milhões foram garantidos para a construção até o km 77,8 e a obra já está licitada até

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos