Parque aquático é denunciado por fraudar abastecimento de água

partir de denúncias de moradores, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) encontrou ligações irregulares de água – conhecidas como "gato" – em um parque aquático de Cariacica, na Grande Vitória. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) e mostram que o consumo clandestino girava em torno de 290 mil litros por mês. A dívida é de cerca de R$ 50 mil, por 36 meses usando água irregularmente.

A situação irregular também foi encontrada na área do Estádio Engenheiro Araripe, localizada no Bairro Jardim América, em Cariacica. A Cesan estima que o consumo utilizado de forma fraudulenta girava em torno de 440 mil litros de água por mês, sendo que o pagamento das contas não foi feito durante 30 meses no estádio. A ligação de água por parte da Cesan foi cortada em 2009, com vários débitos pendentes.

Para os dois casos, a Polícia Civil foi acionada para realizar perícias técnicas. Um inquérito ainda foi instaurado para investigar o caso e os envolvidos devem ser ouvidos ainda nesta semana.

Não houve prisão em flagrante porque os proprietários não estavam no local. De acordo com o delegado Germano Pedrosa, do DPJ de Cariacica, eles podem responder pelo crime de furto qualificado, com pena de quatro a oito anos de reclusão.

Os moradores que fizeram a denúncia disseram que as ligações irregulares estava prejudicando o abastecimento de água nas residências próximas ao estádio e ao clube.

Denúncias
Comunicados sobre fraudes nas ligações de água podem ser feitos através do telefone 115, com atendimento 24 horas e chamada gratuita. Moradores ainda podem denunciar pelo e-mail atcliente@cesan.com.br ou pelo site da Companhia, por meio do link "Fale Conosco". A empresa informou que garante o anonimato.

De acordo com a Cesan, além das denúncias anônimas, a empresa ainda faz um controle frequente sobre consumos e gastos de cada local onde há abastecimento de água. Desta maneira, quando há indícios de alguma irregularidade apontada nos dados apurados, há investigação por parte da Companhia.

Irregularidades na Grande Vitória
O município da Grande Vitória onde houve maior número de ligações clandestinas de água, no primeiro semestre de 2012, foi a Serra. Segundo a Cesan, do total de matrículas suspeitas de irregularidade, 37% delas foram confirmadas no município. Na sequência aparece Viana, com 35%, Cariacica, com 24%, Vila Velha, com 20%, e, por último, Vitória, com 18%.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos