Abertura da campanha de vacinação contra pólio será realizada em Pilar

“Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto de vacinação” é o tema da campanha contra paralisia infantil, que o Ministério da Saúde lança este ano. O Dia D em Alagoas será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no sábado (16), às 9h, na Unidade de Saúde Júlio Cansanção no município de Pilar. A meta é imunizar 95% ou mais do total de 276.467 crianças menores de cinco anos no estado.

A campanha, que vai até o dia 6 de julho, será realizada nos 102 municípios alagoanos, inclusive em lugares de difícil acesso, e irá contar com uma equipe de 3.400 profissionais e 670 veículos. A ação faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.

Para atingir o público-alvo, a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, explicou que algumas estratégias foram montadas. “Para a campanha contra a poliomielite, temos o apoio logístico de instituições governamentais, parcerias com demais empresas, aumento dos pontos fixos e volantes e divulgação na mídia e mobilização comunitária”, afirmou Denise Castro, alertando sobre a importância da mobilização para imunização das crianças.

Prevenção – A vacina contra a pólio se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. “Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a criança fique livre da doença”, orienta a gerente do PNI em Alagoas.

Em 2012, o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza a 33° Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no país, e comemora o 23° ano sem a doença no Brasil. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos os anos.

Doença – A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida e acomete em geral os membros inferiores e a principal intervenção preventiva em saúde pública é, sem dúvida, a vacinação.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos