Fechado com o Inter, Juan amplia lista de ‘reforços-vovô’ vindos do exterio

ESPNFábio Aurelho

Fábio Aurelho

Rodagem internacional, vindos do exterior, nomes conhecidos e com mais de 30 anos. Estas são as características dos principais reforços dos clubes nacionais para a temporada 2012, especialmente para o Campeonato Brasileiro. E o zagueiro Juan, de 33 anos, anunciado oficialmente pelo Internacional na noite de domingo, chega para aumentar esta lista de ‘reforços-vovô’.

O atleta preferiu abrir mão de mais um ano de contrato que ainda tinha com a Roma, da Itália, para voltar ao país depois de 10 anos na Europa e de ter disputado duas Copas do Mundo pela seleção brasileira, em 2006 e 2010, ambas como titular. A idade avançada e a carreira já na descendente não são preocupações para a cúpula do clube colorado.

"O Juan tem um perfil excelente, dentro e fora de campo. É jogador de nível de seleção. Vai nos ajudar muito", destacou o vice-presidente de futebol do Internacional, Luciano Davi, que cuidou diretamente da negociação por mais de 40 dias. O jogador não foi convocado nenhuma vez desde que Mano Menezes assumiu, após o Mundial da África do Sul, usará a camisa 18 e assinou por dois anos com o clube gaúcho.

O próprio Internacional já havia anunciado nos últimos dias a contratação de outro "trintão", o atacante uruguaio Diego Forlán, de 33 anos, ex-Inter de Milão e eleito o melhor jogador da Copa de 2010. A ideia é explorar as iniciativas de marketing com a estrela internacional e desfrutar de seu faro de gol, apesar de não repetir o bom futebol do Mundial de dois anos trás desde o fim da disputa.

Clarence Seedorf, holandês de 36 anos, é o nome de maior destaque nesta turma de "vovôs". Depois de jogar por Ajax, Sampdoria, Real Madrid, Inter de Milão e Milan, o meio-campista que tem esposa brasileira desembarcou no Brasil para defender o Botafogo.

É a aposta ao lado de Renato – que tem 33 anos e também veio da Europa, só que em 2010 – para comandar a turma de jovens da base que integram o elenco – são 14 jogadores formados em Marechal Hermes entre os 30 que o técnico Osvaldo de Oliveira tem à disposição.

Para bancar o supersalário – especulado em R$ 625 mil por mês -, o clube aposta na torcida. Espera aumentar o quadro de sócio-torcedores e, claro, arrecadar mais. A mensagem é repassada a cada aparição pública do presidente alvinegro, Maurício Assumpção, e do diretor executivo, Sérgio Landau.

De volta a Porto Alegre, o Grêmio também focou em medalhões. Primeiro trouxe o lateral-esquerdo Fábio Aurélio, de 32 anos e ex-Liverpool, depois o meio-campista Zé Roberto, de 37 anos e que estava no Al-Gharafa, do Catar.

O ala ficou 12 anos na Europa depois que deixou o São Paulo, em 2000, entre o Valencia, da Espanha, e o clube inglês. Clube e atleta deram azar, já que o mesmo rompeu os ligamentos do joelho direito no dia 30 de junho, véspera de sua estreia, que seria contra o Atlético-MG, e está fora de todo restante da temporada. Significa que a agremiação tricolor, ao menos por enquanto, só terá custos.

Zé Roberto, apesar da idade, tem exibido o bom físico de sempre e vem ajudando o time, como já fizera quando voltou ao país para defender o Santos, em 2007. "Sobre a idade, que é a grande preocupação, foi garantido pelo seu procurador que o Zé Roberto de hoje é o mesmo de anos atrás", disse o presidente Paulo Odone quando anunciou a conratação do meia.

Botafogo, em quarto lugar na tabela do Brasileiro, Internacional, em sexto, e Grêmio, em sétimo, são candidatos ao título nacional. A maior aposta é neste grupo de veteranos. Resta saber se conseguirão atuar em um campeonato que, a partir de agora, começa a ter dois jogos por semana e render o que deles se espera.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos