CEI da Violência visita Laboratório de DNA Forense

Ricardo Barbosa, presidente da CEI da Violência
Ricardo Barbosa, presidente da CEI da Violência

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Violência visita, nesta sexta-feira (20), a partir das 9h, o Laboratório de DNA Forense da Ufal, localizado no bairro do Farol. A decisão foi tomada a partir das críticas apresentadas pelos peritos criminais que, durante audiência pública da comissão, na última segunda-feira (16), denunciaram a dificuldade em realizar exames com o objetivo de esclarecer alguns dos crimes que necessitam desse tipo de apoio.

O presidente da CEI, vereador Ricardo Barbosa (PT), considerou um contrassenso a afirmação de que esses exames de DNA são feitos, muitas vezes, em outros Estados. “A Ufal tem um laboratório com uma estrutura de destaque até nacional, já teve convênio com o governo de Alagoas e agora os peritos nos relataram que enfrentam essa dificuldade. É estranho e vamos conversar com a equipe do Laboratório, com o professor Luiz Antonio, responsável pelo órgão, para saber como poderemos contribuir nesse processo”, declara Barbosa.

A CEI da Violência quer saber os motivos pelos quais o convênio entre o Laboratório de DNA Forense da Ufal e o governo de Alagoas, através da secretaria de Defesa Social, não está em vigor, de quem partiu a determinação para a suspensão ou a não renovação e o que é necessário para voltar a encaminhar para o local o material coletado pelos peritos para esclarecimento de crimes e coleta de provas.

O consultor da CEI, advogado Pedro Montenegro, ressalta a importância desse tipo de atividade para a fundamentação dos trabalhos da comissão. “Essas visitas são importantes para aproximar os vereadores dos gestores”, justifica. Montenegro acrescenta que outras visitas serão feitas, sem antecipar locais e datas.

Durante a visita da CEI da Violência o responsável pelo Laboratório de DNA da universidade Federal de Alagoas, professor Luiz Antonio, fará uma explanação aos vereadores sobre as atividades do órgão, as condições de trabalho e a estrutura de funcionamento. Também serão apresentadas informações sobre a forma correta de coleta de material e as condições necessárias para preservação do material a ser analisado.

Fonte: Ascom Ricardo Barbosa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos