Técnicos das Escolas Promotoras participam de capacitação

Com a finalidade de consolidar a política de promoção do bem-estar e a prevenção de riscos no ambiente escolar, será realizada nesta quinta-feira (2) a I Capacitação Anual para as Escolas Promotoras de Saúde (EPS) de Alagoas. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde (Sesau), e acontece no Maceió Mar Hotel, das 8h às 16h30.

O treinamento é voltado para profissionais da saúde, educação e áreas afins que estejam inseridos no cotidiano das EPS nas cidades alagoanas, além de representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A ideia é instrumentalizar as equipes para desenvolver práticas educativas em saúde e agregar novas metodologias no cotidiano das unidades.

A programação conta com as palestras Fortalecendo a Inclusão da Política de Promoção da Saúde no Planejamento, com a psicóloga Maria José Castro; Bullying – A Síndrone da Humilhação, ministrada pela psicopedagoga Giovanna Carneiro; e Comportamento Emocional e Cultura de Paz, com o diretor de Educação para a Paz da Secretaria da Paz, Fábio Rogério Teixeira.

Na parte da tarde, serão realizadas ainda atividades de acolhimento, aplicação de questionários de avaliação e apresentações. Os técnicos participam também da oficina Abordagem Prática para o Combate às Drogas e Violência na Escola, comandada pelos gestores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar (Proerd/PM).

O evento pretende explorar questões atuais, estimulando estilos de vida saudáveis para a comunidade escolar e condizentes com a promoção da saúde. A ação será focada nas áreas educação para a saúde e construção de ambientes saudáveis, com o objetivo de elevar o nível de qualidade de vida e fortalecer a articulação intersetorial das políticas públicas.

“Neste contexto, elaboramos uma proposta que enfatiza a educação para a saúde fundamentada no desenvolvimento das temáticas: alimentação saudável, atividade física, uso indevido do tabaco e outras drogas, fatores psicossociais e ambiente escolar saudável”, explica Michelle Gama, técnica da Diretoria de Promoção da Saúde da Sesau.

A técnica ressalta ainda a importância da atividade para a consolidação da Política Nacional de Promoção da Saúde. “É fundamental que os profissionais estejam capacitados para que possam ter um maior interesse na propagação da aprendizagem em saúde, possibilitando que continuemos realizando essa proposta”, expõe Michelle.

Política Nacional

A Diretoria de Promoção da Saúde é a gestora estadual da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e visa promover o fortalecimento e a implantação de uma política transversal, integrada e intersetorial, compondo redes para reflexão e qualificação contínua. A PNPS (2006) tem como uma das estratégias identificar, promover e apoiar as iniciativas referentes às EPS.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos