Criciúma faz três no finzinho, vira em cima do América-RN

Globo.comCriciúma

Criciúma

A partida foi emocionante, com todos os ingredientes dos quais o torcedor gosta. No placar, houve duas viradas. Até os 39 minutos, a vitória parecia sacramentada para o visitante, o América-RN. Mas, com três gols marcados nos nove minutos finais, o Criciúma, em casa, conseguiu uma vitória espetacular por 4 a 3 na noite desta terça-feira. Com o resultado, o time manteve a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro e os 100% de aproveitamento no estádio Heriberto Hülse.

Giovanni Augusto abriu para o Tigre logo as seis minutos. O time ficou com um a mais depois da expulsão de Marcio Passos e foi para o intervalo com a vantagem. No segundo tempo, o América voltou melhor. Virou a partida com três gols de Pingo. Quando parecia estar com o resultado sacramentado, o Criciúma, que ia perdendo a liderança para o Vitória (a equipe baiana venceu o Guaratinguetá por 2 a 0), reagiu e marcou três vezes, com Lucca e Gilmar, este fechando o triunfo já nos acréscimos.

O resultado manteve o Tigre no topo da tabela com 39 pontos, seguido pelo Vitória, com 38. O América-RN continua perto do G-4, com 27 pontos. O próximo compromisso do time catarinense é sábado, contra o Atlético-PR, às 16h20m (de Brasília), em Paranaguá. Um dia antes, na sexta, a equipe potiguar visitará o xará América-MG, às 21h50m, no Independência.

Visivelmente mais nervoso, o América-RN começou com dificuldade para acompanhar a qualidade de toque de bola do Criciúma. Em seis minutos de jogo, Lucca concretizou a vantagem do Tigre. Ele fez grande jogada invadindo a área pelo meio, caindo pela direita, e bateu cruzado. O goleiro Thiago Schmidt espalmou para o meio da área, e a bola sobrou no pé de Giovanni Augusto, que colocou nas redes: 1 a 0.

Aos 11 do primeiro tempo, o América chegou com muito perigo, mas a intranquilidade de quem está acumulando resultados negativos era evidente. Lúcio Curió deu passe açucarado para Wanderson, que ficou de frente para o goleiro, mas não conseguiu dominar a bola.

Na sequência da partida, o time potiguar ficou cada vez mais nervoso. Os jogadores faziam muitas faltas, e o juiz não hesitou em puxar os cartões: Cleber recebeu amarelo depois de várias faltas em cima do atacante Zé Carlos; Fabinho levou outro pelo carrinho em Giovanni, autor do primeiro gol. E, aos 32, o juiz decretou a sentença do Mecão ao expulsar o volante Márcio Passos, que poderia ter levado só um amarelo.

O goleiro Michel Alves entrou aos dez minutos da etapa inicial, no lugar de Douglas Leite, que teve um estiramento. E mostrou que o Criciúma pode contar com ele. O reserva fez defesas sensacionais e salvou o Tigre. Aos 35, tirou à queima-roupa uma cabeçada dentro da pequena área do meia Netinho. Cinco minutos depois, em lance parecido, salvou outra vez um cabeceio perigoso de Netinho. Quando não conseguiu defender, a zaga afastou de cabeça em cima da linha. A bola ainda bateu caprichosamente no travessão.

Viradas heroicas

Mesmo com um a menos, o América conseguiu equilibrar o jogo no segundo tempo. O time potiguar pressionava, e o Tigre arriscava contra-ataques. Já nos sete minutos da etapa complementar, Michel Alves salvou o Criciúma mais uma vez. Lúcio Curió cabeceou, e o goleiro defendeu. Na sequência, após a cobrança de escanteio, o Mecão colocou a bola no travessão — era o gol americano amadurecendo.

O goleirão do Criciúma falhou pela primeira vez, quando o time já não jogava bem. Aos 14 minutos, Michel Alves bateu roupa, e o atacante Pingo não perdoou, aproveitou o rebote e empatou a partida.

O empate pareceu ter feito bem ao Tigre, que voltou a pressionar a saída de bola e buscar o resultado. No entanto, em mais um contra-ataque do América, Fabinho cruzou na medida e Pingo, de cabeça virou o jogo: 2 a 1 para os visitantes, que começaram a gostar do jogo, mesmo com um a menos.

Aos 32 do segundo tempo, Pingo parecia ter resolvido a partida. O jogador, em outro contra-ataque, invadiu a área, tentou cortar o zagueiro e chutou desequilibrado. A bola passou entre as pernas do defensor e não deu chances ao goleiro Michel Alves.

Final emocionante

O gol despertou o Tigre, que já perdia por 3 a 1. Zé Carlos fez belíssima jogada pela direita e Gilmar colocou a bola para dentro, já aos 39 minutos, diminuindo para 3 a 2.

Aos 42, Lucca, que tinha criado grandes oportunidades no jogo, mas errado finalizações, conseguiu marcar o seu e garantiu o empate. O jovem atacante recebeu ótimo passe de Gilmar, que foi até a linha de fundo. Lucca bateu cruzado e não deu chances para o goleiro. O empate já parecia um ótimo resultado para o Criciúma.

O relógio marcava 44 minutos quando Zé Carlos, em lance que poderia ter ficado de cara para o gol, foi derrubado pelo zagueiro e caiu na área. Pênalti não marcado pelo juiz. Thiago ficou com a bola e falou algo com o atacante que, ainda no chão, deu um chute no goleiro e foi expulso.

Antes do apito final, aos 47, a redenção do Criciúma, mesmo sem seu artilheiro. Gilmar foi até a linha de fundo e bateu cruzado. A bola morreu nas redes, e o Tigre ficou com os três pontos mais emocionantes da rodada. O time chegou aos 39 e já empata com a campanha do Corinthians de melhor primeiro turno da Série B da história dos pontos corridos.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos