Centenário: espetáculo Lua homenageia hoje Luiz Gonzaga

Gian Gadotti/DivulgaçãoDivulgação

Divulgação

Ícone da música brasileira, o músico Luiz Gonzaga recebe homenagens em todo o país nesta quinta-feira, dia 13, data do centenário de seu nascimento. Durante todo o ano de 2012 uma série de homenagens foi prestada ao artista, considerado o ‘Rei do Baião’.

Em Alagoas algumas atividades marcaram as comemorações do centenário no decorrer do ano, com destaque para o Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal) durante apresentação do espetáculo Baião de Dois, realizada no dia 21 de novembro, onde 32 cantores, atrelados à presença de músicos como Xameguinho interpetraram parte do repertório de Gonzaga. Também este ano foi lançado o filme ‘Gonzaga, de pai para filho’ que conta a trajetória do artista até a fama e sua conturbada relação com o filho e também músico Gonzaguinha.

Gilberto Gil e Dominguinhos també lançaram CDs só com músicas do Rei do Baião.

Em Maceió, no Museu da Imagem e do Som (Misa) é possível encontrar o maior acervo do artista no estado; O acervo pode ser consultado no Espaço Edécio Lopes.

Para hoje na capital alagoana, a programação ficará por conta do espetáculo LUA inspirado na vida e obra de Luiz Gonzaga, e que revive o dia-a-dia do Sertão nordestino, cantando suas flores, cores e belezas, lembrando o trabalho nas feiras, festejando a chuva, rezando quando o sol inclemente castiga a terra.

O olhar poético de Linete Matias – diretora da peça – leva à cena, crianças de 06 a 11 anos da Escola Madre Blanche numa estética lúdico-contemporânea, retratando a fuga da seca, quando não há chuva regando a terra e falta água pra beber; os desafios enfrentados no sul do Brasil; a vida pela música e o retorno à terra natal no dia de São João ao saber que a chuva voltou a cair no sertão.

O show será apresentado às 19h30 de hoje, na Praça Lucena Maranhão, (entrada franca) dentro da programação de natal em Bebedouro.
Os Correios também lançam neste dia 13 um selo, com tiragem de 300 mil exemplares que custarão R$ 1,20 cada em homenagem ao Rei.

Em outras partes do país também estão programados shows em homenagem ao artista:

Em Pernambuco, no museu dedicado ao sanfoneiro no Recife, diversas apresentações serão realizadas duarnte todo o dia. Criado em 1999, o espaço conta toda a história do músico e receberá exibições especiais para celebrar a data.

No Rio de Janeiro, o Tributo a Gonzagão reunirá diversos artistas an sala Baden Powell, em Copacabana. Charles Teony e Luciano Magno receberão convidados como Mu Chebbi, Macau Olhos Coloridos, Léo Russo e o poeta Mano Melo para relembrar a obra do grande mestre do baião.

Já em São Paulo, o Sesc Pompeia receberá apresentações especiais nesta quinta e também na sexta-feira. O show terá como repertório básico o disco triplo 100 anos de Gonzagão, que reúne 50 artistas da música nacional. Nesta quinta sobem ao palco Angela Rorô e Simoninha.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos