Candidatos à CNH terão apoio psicológico

A partir desta terça-feira, dia 26, os candidatos a tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Detran, contarão com uma novidade antes de se submeterem aos exames práticos de direção: a Terapia Integrativa Conectar. Um tipo de relaxamento físico e mental de combate ao estresse e à ansiedade.

A ideia é utilizar o processo terapêutico como ajuda para diminuir o índice de candidatos reprovados nos exames práticos, que somente na categoria B (veículos de passageiros) chega a 45,63%.

O serviço é opcional e as sessões são gratuitas. O candidato interessado poderá dirigir-se ao auditório da Academia De Polícia Civil (Apocal) – ao lado do local onde são realizados os testes práticos na sede do Detran -, das 7:30h às 10h da manhã.

Segundo a psicóloga Tereza Olegário, que desenvolve os trabalhos em parceria com a gerente da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Edutran) do Detran-AL, Amália Vasconcelos, cada sessão terá duração de 30 minutos, com no máximo 25 pessoas por turma.

“O principal objetivo dessa técnica de relaxamento é trabalhar o corpo e a emoção do candidato, já que percebemos que o alto grau de ansiedade durante os exames é fator determinante para o resultado negativo”, avalia. A técnica terapêutica, explica a psicóloga, será desenvolvida com uma série de alongamentos aliados à respiração. “Promovendo o desbloqueio da musculatura e permitindo o livre fluxo da energia corporal”, completa a psicóloga.

De acordo com o coordenador da Edutran, Fábio Monte, a expectativa é de que a boa orientação antes dos exames, conduzida por profissionais ligados às áreas de psicologia e pedagogia no trânsito, ajude a melhorar os índices de reprovação dos candidatos. “O número de reprovados vem diminuindo gradativamente, mas ainda é considerado muito alto”, afirma.

Fonte: Ascom Detran

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos