Samu mobiliza profissionais para o Carnaval

AssessoriaAtendimento do Samu

Atendimento do Samu

O atendimento pré-hospitalar de urgência em Alagoas durante o Carnaval vai mobilizar cerca de 100 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A partir do sábado de Carnaval (13), unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA) estarão nos municípios de Maragogi, Passo de Camaragibe, Paripueira, Coruripe, Barra de São Miguel, além de Guaxuma e Francês.

Somente nas centrais de regulação de Maceió e Arapiraca 20 profissionais, entre médicos, rádio-operadores, técnicos e auxiliares de enfermagem, trabalharão em regime de plantão até a quarta-feira de cinzas, atendendo pelo 192. As bases descentralizadas de União dos Palmares, Viçosa, Penedo, Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar também estarão operando para garantir atendimento ágil aos foliões.

De acordo com Iracildo Camelo, diretoria de Atenção Pré-Hospitalar, o objetivo da operação é garantir a integralidade da atenção às urgências nas localidades onde a folia de Carnaval é mais intensa. “Nesse período, as ocorrências mais comuns são intoxicação alcoólica, alimentar e violência no trânsito e social, informou.

Eletrocardiografia – O Samu também colocará à disposição o sistema de tele-eletrocardiografia digital, que ajuda na identificação de infarto, arritmias malignas e indicação do trombolítico (medicamento utilizado no tratamento do infarto) antes do paciente ser encaminhado ao hospital.

O serviço é disponibilizado por meio de um convênio firmado pelo Ministério da Saúde (MS) com seis unidades hospitalares de excelência no eixo das regiões Sul e Sudeste (Hospital do Coração, Albert Einstein, Israelita Osvaldo Cruz, Bom Samaritano, Moinho de Ventos e Sírio Libanês), que prevê a prestação de serviços nos órgãos de saúde dos estados em diversas áreas.

No caso de Alagoas, o serviço de tele-eletrocardiografia digital está a cargo do hospital do Coração, que dispõe de profissionais treinados. Unidades de Suporte Avançado (USA) em Maceió e Arapiraca estão equipadas com o aparelho de eletrocardiograma, onde é realizado o exame no paciente e, de imediato, encaminhado via internet, telefone ou rádio, para o hospital do Coração.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos