Campanha quer intensificar doação de sangue

Divulgação SesauDivulgação Sesau

Diante das estatísticas que evidenciam um aumento de feridos durante o feriado do Carnaval em decorrência dos acidentes de trânsito e por arma branca e de fogo, a direção do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza mais uma campanha de doação de sangue.

Com o slogan “Vista a Fantasia da Solidariedade e Doe Sangue”, a ação terá início nesta quarta-feira (3) e prossegue até o dia 12, com o objetivo de formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional dos hospitais, pronto-socorros e maternidades públicas gerenciadas pela rede pública de saúde.

Durante a abertura da campanha, que acontece às 9h, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, os candidatos à doação irão conferir as apresentações de uma orquestra de frevo e da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara.

Durante todo o dia, a Unidade Móvel do Hemoal estará no local para atender aos voluntários, que após a doação receberão um lanche especial, além de uma camiseta, que será o passaporte para participar do Bloco Carnavalesco Hemovida, que irá desfilar pelo bairro histórico de Jaraguá, nesta sexta-feira (5), às 20h.

Nos dias seguintes, a campanha irá se concentrar na sede do Hemoal, situada na Rua Jorge de Lima, no bairro Trapiche, sempre das 7h às 18h. Para isso, toda a equipe muldisciplinar do órgão – formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos e pessoal de apoio – estará de prontidão para atender com eficiência e agilidade aos candidatos à doação de sangue.

“Trabalhamos com a prevenção e, com base nas estatísticas que evidenciam o aumento de transfusões durante os quatro dias do Carnaval, por isso temos que formar um estoque estratégico, pois sem sangue muitas vidas podem não serem salvar”, alerta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Critério para doação

Somente as pessoas com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto, poderão se candidatar à doação de sangue. Além destes pré-requisitos, estão impedidos de doar àqueles que contraíram doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos, além das gestantes e lactantes. É indispensável, ainda, que o voluntário compareça ao Hemoal bem alimentado e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Já no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro da cidade, a campanha terá início no dia 8. Também atendendo das 7h às 18h, todos os voluntários receberão um lanche especial e uma camisa, evidenciando o slogan da campanha, que visa conscientizar os alagoanos para o gesto nobre que representa a doação de sangue que pode salvar até quatro vidas.

Fonte: Assessoria Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos