Hemoal mobiliza população para doações

Com o slogan “Vista a Fantasia da Solidariedade e Doe Sangue”, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou nesta quarta-feira (03), no Centro de Maceió, a campanha de doação de sangue para o Carnaval. Na ocasião, os doadores receberam um lanche especial, uma camisa é o passaporte para o Bloco Carnavalesco Hemovida, além de conferirem à apresentação da bateria da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara.

A ação preventiva, que acontece até o dia 12 deste mês, na sede do órgão, situada no bairro Trapiche, visa abastecer o estoque estratégico de sangue para atender a demanda transfusional, que triplica durante a festa de carnaval. Para campanha, o Hemoal ampliou a equipe multidisciplinar para atender aos candidatos à doação. Na próxima segunda-feira (8), a campanha será iniciada no Hemoar, localizado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.

“Estaremos atendendo aos doadores neste período e presenteando-os com uma camisa confeccionada com o slogan da campanha e cuja arte foi produzida, voluntariamente, pelo artista plástico Betto Nascimento”, ressaltou a assistente social Elisabeth Leão, acrescentando que os voluntários que doarem sangue poderão participar do Bloco Carnavalesco Hemovida, que irá desfilar pelas ruas do bairro histórico de Jaraguá na sexta-feira (05).

Elisabeth Leão ressaltou que a doação voluntária de sangue representa um gesto solidário e que pode salvar muitas vidas. “Sensibilizamos os alagoanos para que pratiquem este gesto solidário e participem do bloco carnavalesco do Hemoal, que durante as prévias irá levar às ruas a mensagem da importância da doação de sangue”, disse a assistente social.

Para doar – Os interessados em se candidatarem à doação de sangue, cujo gesto pode ser praticado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, devem ter no mínimo 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, a exemplo da Carteira de Identidade. Os voluntários devem estar alimentados e não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

Já para os homens e mulheres que irão repetir o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas, o Ministério da Saúde (MS) estabelece um prazo de dois e três meses, respectivamente. As gestantes e lactantes também são impedidas de se candidatarem à doação.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos