Remédios sem prescrição ficam fora do alcance do consumidor

Assessoria/ArquivoNovas regras da Anvisa entram em vigor nesta quinta

Novas regras da Anvisa entram em vigor nesta quinta

A partir desta quinta-feira, dia 18, todas as farmácias e drogarias do país deverão seguir à risca a nova resolução da Agência Nacional de Vigilânciua Sanitária (Anvisa) que regulamenta o funcionamento do setor. Quem descumprir está sujeito a multa e até à interdição do estabelecimento comercial.

De acordo com as novas regras, os estabelecimentos farmacêuticos são obrigados a colocar medicamentos que não precisam de prescrição médica atrás do balcão, fora do alcance do consumidor. A regra vale para analgésicos e antitérmicos, entre outros.

Ainda segundo Resolução, os estabelecimentos não podem comercializar itens ou prestar serviços que não condizem com a atividade, como comercializar pilhas, cartões telefônicos ou doces.

Segundo a técnica da Vigilância Sanitária municipal, Paula Lacerda, apenas poderão ficar expostos nas prateleiras medicamentos fitoterápicos, de administração via tópica (aplicação sobre a pele) e de notificação simplificada. “Estes medicamentos estão fora da resolução porque são considerados de baixo risco. No caso de analgésicos e antitérmicos, por exemplo, o consumidor deve procurar o farmacêutico para a solicitar o medicamento”, explicou.

Lacerda informou ainda que produtos como picolés, pilhas e recargas de telefones também estão com a comercialização proibida nas farmácias e drogarias. “A partir de agora vamos intensificar a fiscalização. Quem estiver descumprindo a resolução será multado e terá os produtos apreendidos. Em caso de reincidência, o estabelecimento terá o alvará de funcionamento cancelado e o espaço interditado”, completou.

Para denunciar o descumprimento das novas regras, o consumidor pode ligar para Vigilância Sanitária municipal através dos telefones 3315-5240 e 3315-5241.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos