Municípios decretam situação de emergência

ArquivoSituação de emergência

Situação de emergência

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 89 Municípios brasileiros decretaram situação de emergência (SE) entre o período de 11 a 24 de fevereiro. Em primeiro e segundo lugar na lista, Pernambuco e Santa Catarina lideram com 45 e 30 Municípios, respectivamente, prejudicados por desastres naturais.

Em Pernambuco, estiagem e enxurradas foram as responsáveis pelas assinaturas pelos prefeitos dos decretos declarando situação de emergência. Para os catarinenses, enxurradas, vendavais e estiagem levaram os Municípios a pedir a ajuda do governo federal.

Minas Gerais (8), Piauí (3) e Rio Grande do Sul (3) também possuem Municípios que decretaram situação de emergência.

Diante deste quadro, a CNM destaca a importância do papel da população para amenizar os prejuízos causados. Em casos de enxurradas, por exemplo, o cenário se agrava em razão do acúmulo de lixo nas ruas. Sem um destino correto, os resíduos são carregados pela chuva, entopem rios e poluem estações de tratamento de água.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, “gestores municipais precisam estar atentos às fragilidades dos Municípios nesta área e trabalhar para o desenvolvimento de uma boa política de gestão dos resíduos sólidos”.

Fonte: Assessoria/CNM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos