Ações contra dengue chegam a Palmeira

DivulgaçãoDivulgação

As ações integradas do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Saúde (Sesau) em parceria com os municípios com o objetivo de reforçar o combate à dengue terão continuidade, nesta quarta-feira (17), em Palmeira dos Índios. O trabalho das equipes formadas por técnicos estaduais e municipais da vigilância epidemiológica está concentrado na busca ativa dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, que somente este ano foi responsável por 151 notificações de casos suspeitos no município.
"Essa mobilização com o trabalho em parceria com os municípios é fundamental para alcançarmos bons resultados, principalmente quando a população está consciente de seu papel", conclama o secretário estadual de Saúde, Herbert Motta.

Para isso, serão percorridas residências com o objetivo de exterminar possíveis criadouros, aplicar o inseticida Diflubenzuron e conscientizar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Isso porque, o mosquito se reproduz em locais com água parada e limpa, a exemplo de caixas d’água, vasos de plantas aquáticas e pneus.

“Vamos nos reunir com os técnicos da Secretaria de Saúde Municipal para supervisionar as ações que têm como objetivo evitar a proliferação da dengue em Palmeira dos Índios. Posteriormente, iremos produzir um relatório das atividades desenvolvidas e apontarmos se as ações estão surtindo efeito positivo”, afirmou o gerente de Núcleo de Controle de Agravos de Veiculação Hídrica, Charles Nunes, ao ressaltar que a orientação do governo do Estado é apoiar os municípios e trabalhar em parceria para mobilizar a população.

Prevenção – Para evitar a proliferação do mosquito e ocorrências de dengue, a melhor medida é evitar o acúmulo de água. Os cuidados para combater a proliferação do mosquito da dengue são manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios e não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.

Sintomas – Após a picada do mosquito com o vírus da dengue, os sintomas se manifestam entre o 3º e 15º dia. Entre os sintomas que o paciente apresenta estão febre alta; dores de cabeça, atrás dos olhos e corpo; perda de paladar e de apetite; moleza; náuseas e vômitos. Os sintomas da dengue hemorrágica no início da doença são os mesmos da dengue comum.
A diferença ocorre, com maior frequência, quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alarme, tais como, dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; sede excessiva e boca seca.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos