Mutirão de combate à dengue chega no inteiror

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com agentes de endemias, realizam dois mutirões de combate à dengue nesta quinta-feira (25), em Palmeira dos Índios e União dos Palmares. O objetivo da ação é impedir o aumento do número de casos nos municípios, que já notificaram até o 20 deste mês, 210 e 39 casos, respectivamente.

Durante as ações, os moradores serão alertados sobre os riscos e cuidados sobre a doença, além de ser realizada busca ativa de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada e limpa. Também serão realizadas atividades educativas e distribuição de material informativo sobre a prevenção da dengue. Segundo o boletim informativo semanal da dengue, produzido pela Sesau, esse ano já foram notificados 3.328 casos.

"A orientação do Governo do Estado é apoiar os municípios e trabalhar em parceria para mobilizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados contra a dengue", explicou a diretora estadual de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira. Por esta razão, os técnicos do Estado têm trabalhado em parceria com os secretários municipais de saúde dos 102 municípios alagoanos.

Prevenção

A proliferação da dengue pode ser evitada com a adoção de medidas simples, como evitar o acúmulo de água limpa em locais destampados. Também devem ser evitados o cultivo de plantas aquáticas e a permanência de caixas de água descobertas e de vasilhames e pneus nos quintais e terrenos baldios, já que esses locais são mais suscetíveis para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos