Policiais do Batalhão Ambiental, sediado na APA da Marituba do Peixe, no município de Penedo, distante 162 km da capital alagoana, apreenderam na tarde desta quarta-feira (24), na Rua São José, centro da cidade, cerca de 200 sacos de carvão vegetal, produzidos a base de madeira ilegal e prontos para a queima.
As informações prestadas pela sargento Verenice, que comandou a operação, sugerem que o produto está sendo comercializado no centro do município há mais de 40 anos e somente agora a comerciante foi autuada e teve seu carvão apreendido.
A apreensão dos sacos de carvão contou com o apoio da Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Penedo, coordenada pelo ambientalista Maciel Oliveira, que flagrou junto com os policiais do Batalhão Ambiental, quando uma jovem comprou alguns sacos de carvão na residência.
Na residência onde o carvão era comercializado, apenas uma senhora de 73 anos estava no momento da abordagem policial. Nervosa, mas, sendo a todo o momento acalmada pelos policiais, ela chamou um dos filhos que explicou sobre a venda dos produtos.
Como não foi disponibilizado um caminhão para a retirada do carvão da residência ainda na tarde desta quarta, os policiais combinaram com os proprietários que na manhã desta quinta-feira (25), todo o produto será transferido para a sede do Batalhão Ambiental.