Button vence na Austrália; Massa é terceiro

Após a monótona corrida do Bahrein, a Fórmula 1 precisava de uma chacoalhada na Austrália. E uma pancada de chuva, a dez minutos da largada foi responsável por uma das provas mais animadas dos últimos tempos na categoria. Após 25 voltas de domínio do pole Sebastian Vettel, Jenson Button assumiu a ponta após o alemão da RBR passar reto com problemas nos freios. Atual campeão do mundo, o inglês da McLaren, que foi o primeiro a apostar nos pneus para pista seca, conseguiu manter a liderança e assegurou sua primeira vitória desde o GP da Turquia de 2009, encerrando nove meses de jejum.

Com um desempenho heroico com a Renault, Robert Kubica terminou na segunda posição, após ser muito pressionado por Lewis Hamilton durante a maior parte da prova. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, resistiu ao assédio do companheiro Fernando Alonso, que tinha rodado na largada e caído para último. O espanhol conseguiu uma excelente quarta posição após ser pressionado pelo inglês da McLaren no fim, que acabou tocando com Mark Webber, da RBR, e caiu para a sexta posição.

Nico Rosberg, da Mercedes, superou mais uma vez o companheiro Michael Schumacher e conseguiu o quinto lugar em Melbourne. Vitantonio Liuzzi, da Force India, ficou em sétimo, logo à frente de Rubens Barrichello, da Williams. Mark Webber ainda conseguiu voltar e terminou em nono, à frente de Schumacher, que arrancou uma décima posição após ter problemas para superar os carros mais lentos à sua frente por causa da asa trocada na primeira volta.

Os outros brasileiros abandonaram mais uma vez. Com um problema hidráulico em seu Hispania, Bruno Senna parou na quarta volta, ainda no primeiro trecho da pista. Já Lucas di Grassi, da VRT, resistiu mais, até a 24ª passagem, mas teve de abandonar a prova ao recolher o carro aos boxes de sua equipe.

Chuva e confusão

Dez minutos antes da largada, uma chuva leve deixou toda a pista montada nas ruas do Albert Park molhada. As equipes foram forçadas a mudar para os pneus intermediários às pressas, no grid de largada. No momento da volta de apresentação, o asfalto estava muito escorregadio, o que dificultou muito a vida dos pilotos em Melbourne.

Na largada, Sebastian Vettel, pole position, manteve a ponta com muita facilidade, seguido por Felipe Massa, que saiu muito bem e ganhou três posições. Mark Webber caiu para terceiro, mais o maior prejudicado foi Fernando Alonso, que não tracionou bem e perdeu tempo. Para piorar, ele ainda tocou roda com o inglês Jenson Button no contorno da primeira curva. O espanhol rodou e caiu para a última posição.

Outra vítima da confusão da primeira curva foi o alemão Michael Schumacher, que teve sua asa dianteira danificada em um dos muitos toques no trecho. A Mercedes ordenou que o heptacampeão voltasse aos boxes para efetuar a troca da peça danificada. Ele foi parar na parte de trás do pelotão após o problema.

Ainda na primeira volta, pouco antes da curva Sports Centre, Kamui Kobayashi, da Sauber, acertou um pedaço de carro que estava na pista, perdeu o controle do carro e acertou em cheio a Williams de Nico Hulkenberg. O suíço Sebastien Buemi, da STR, também foi vítima no incidente ao ser colhido pelo carro do alemão. Os três saíram da corrida e provocaram a entrada do safety car, que ficou na pista até a quarta volta.

Fonte: globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos