Hemoal realiza coleta itinerante na F. Lima

A unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará no prédio sede da Eletrobras Distribuição Alagoas, em Maceió, na próxima terça-feira (30), a partir das 8h30, para coletar sangue de voluntários à doação. A expectativa do coordenador de Segurança e Medicina do Trabalho, Bruno Amaral, é que cerca de 100 empregados participem da ação voluntariamente.

De acordo com o Hemoal, desde o início de fevereiro deste ano, as coletas externas estão sendo realizadas com mais freqüência devido a grande ocorrência de pacientes com a Dengue Hemorrágica. Além disso, o órgão visa abastecer o estoque, que atualmente está abaixo da sua capacidade de armazenamento.

O ideal é que o hemocentro tenha cerca de 300 bolsas de sangue por dia para atender a demanda e “para se ter ideia da situação crítica pela qual passa o Hemoal, semana passada a unidade não possuía nenhuma bolsa de sangue tipos A e AB negativos e só contava com uma de B negativo e duas de O negativo”, destacou a diretora, Verônica Guedes.

Aos doadores – Para ser doador voluntário de sangue é necessário ter idade superior a 18 anos, 50 kg e apresentar um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, o candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Gestantes e lactantes também não podem doar.

Após a doação de sangue, homens só poderão repetir o procedimento depois de dois meses e as mulheres, depois de três meses. Vale ressaltar ainda que, ao fazer a doação, o voluntário terá um dia de folga no trabalho e no caso da Eletrobras Distribuição Alagoas, esse dia deve ser combinado com o coordenador de cada área.

Fonte: Ascom Eletrobras Distribuição Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos