Alto sertão é beneficiado com plantas e peixes

Agência AlagoasPeixes vão reforçar mercado local

Peixes vão reforçar mercado local

Nesta terça-feira, 30, às 8h, os moradores do povoado Impueira, em Estrela de Alagoas, serão mais uma vez beneficiados com a despesca de aproximadamente 700 quilos de peixe da espécie tilápia negra. Essa é a estimativa de técnicos do Instituto de Meio Ambiente (IMA), que fizeram a biometria nos tanques da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Em dezembro passado, foi realizada a primeira despesca de tilápia rosa, rendendo 667 quilos de pescado para a população, que pôde comprar os peixes por um preço abaixo do praticado no mercado.

A despesca está prevista para acontecer a partir das 8h e contará com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alex Gama.

Sustentabilidade

Ainda como parte das ações do Programa Água Doce em Estrela de Alagoas, foi realizado na última terça-feira, 24, um curso de capacitação para a comunidade na Fábrica de Ração para ruminantes, utilizando a planta Atriplex, popularmente conhecida como erva-sal. A espécie, altamente resistente à salinidade e à seca, é irrigada com a água restante do processo de dessalinização das águas subterrâneas, predominante no semiárido alagoano.

A Unidade Demonstrativa trata e dessaliniza essa água, fornecendo água potável para os sertanejos, enquanto os resíduos da dessalinização são reaproveitados para a criação das tilápias e para a irrigação da Atriplex, em um processo inteiramente sustentável. Após a capacitação da terça-feira, foi realizado o corte da planta, que será desidratada e transformada em ração.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos