Vacinação de idosos contra gripe comum

Alagoas inicia neste sábado (8) a campanha de vacinação contra a gripe comum destinada aos idosos com 60 anos e mais. A ação será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com os 102 municípios alagoanos até o dia 21 de maio. A meta da campanha é imunizar 248.845 mil idosos.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) preconiza a vacinação de pelo menos 80% da população idosa. Também no sábado, os idosos que sejam portadores de doenças crônicas também poderão se vacinar contra o vírus H1N1, causador da gripe A.

De acordo com a coordenadora estadual do PNI, Denise de Castro, para se imunizar, a pessoa deve se dirigir a um posto de saúde e apresentar o cartão de vacinação. Para os idosos que estejam acamados ou debilitados, os familiares podem acionar as secretarias municipais de Saúde, solicitando que uma equipe móvel de vacinação se dirija até a residência do idoso.

“O objetivo desta campanha de vacinação é reduzir a morbi-mortalidade e as internações ocasionadas por vírus que provocam a gripe. Alagoas sempre conseguiu atingir a meta de vacinação e iremos trabalhar neste sentido, mas temos que contar com a contribuição da população, que deve entender a importância de se imunizar”, ressaltou a coordenadora, informando que no passado foram vacinados, em média, 220 mil pessoas, que corresponde a 91,1% da meta.

H1N1 – A campanha de vacinação contra a gripe A para idosos portadores de doenças crônicas continua até o dia 21 deste mês. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já foram vacinados 29.970 mil pessoas com esta faixa etária, o que representa 60,21% da meta, que corresponde a 49.774 pessoas.

De 10 a 21 de maio, o público alvo é a faixa da população que possui entre 30 a 39 anos. O infectologista da Sesau, Celso Tavares, alerta que a vacina contra o vírus H1N1 não é indicada, apenas, para àquelas que possuam alergia a ovo.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos