Alagoas ganha laboratório de biologia molecular

GoogleGoogle

Com a implantação do laboratório de biologia molecular no Laboratório Central (Lacen), no próximo mês de junho, os alagoanos que precisam do exame da carga viral para hepatite B receberão o resultado que atualmente pode demorar até dois meses com maior rapidez. De acordo com a diretora do Lacen, Telma Pinheiro, esse serviço, que será ofertado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, irá apresentar um diagnóstico completo para os pacientes.

Com isso, o tratamento será integral e o acompanhamento médico irá ocorrer de forma mais eficiente, possibilitando que o médico possa realizar um tratamento específico para cada paciente. “E além de um diagnóstico preciso e específico, os alagoanos não terão que esperar até dois meses para ter acesso ao resultado do exame de carga viral da Hepatite B, que atualmente é realizado no Lacen da Bahia”, ressaltou a diretora, acrescentando que com a inauguração do novo laboratório do Lacen em até 15 dias o resultado estará sendo entregue ao paciente, possibilitando que ele inicie o tratamento da doença em menos tempo, aumentando as chances de cura e diminuindo as sequelas.

Telma Pinheiro classifica a implantação do laboratório de biologia molecular para diagnóstico de hepatite B como um grande avanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Atualmente ainda dependemos do Lacen da Bahia para realizar o exame de carga viral da Hepatite B, e só dispomos de uma cota de 20 unidades. Com a inauguração deste laboratório, estaremos atendendo toda a demanda reprimida e apresentando um diagnóstico com qualidade e agilidade aos alagoanos”, garantiu.

Investimento

Para montar o Laboratório, a Sesau em parceria com o Ministério da Saúde (MS) investiu R$ 300 mil, ainda de acordo com Telma Pinheiro. O treinamento dos técnicos do Lacen/AL estará acontecendo na próxima semana e os equipamentos devem ser instalados até o final deste mês, gerando uma economia significativa para os cofres públicos, já que cada exame para detecção da carga viral da hepatite B está orçado em R$ 2 mil.

Fonte: Assessoria Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos